O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), decretou estado de emergência nos municípios de União, Curralinhos, Picos, Santana do Piauí, Palmeirais, Nazária, José de Freitas e na zona rural de Teresina. O decreto nº 16.838 foi publicado na última quinta-feira (20), no Diário Oficial da União.
Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (INPE), em todo o Brasil, foram registrados até o dia 30 de setembro, 146.438 focos de queimadas e incêndios florestais, sendo 1.721 no Piauí. Após uma nova atualização realizada na na última terça-feira (18), o número subiu para 6.225 registros, colocando o Estado como o terceiro da Federação em maior número de queimadas.
- Foto: Lucas Dias/GP1Wellington Dias
O decreto considera “situação anormal”, após inúmeras solicitações de prefeitos e autoridades municipais de pedidos de socorro para atendimento às vítimas das queimadas registradas nos últimos dias, assim como assistência de combate à incêndios. O governo estadual levou em consideração também o caso da Mata Atlântica do Piauí, também atingida pelas chamas, afetando a Floresta de Preservação Ambiental – Floresta dos Palmares – e parte da região do semiárido.
Em Teresina, o prefeito Firmino Filho já havia decretado emergência na capital por conta das queimadas. Em Caxingó, a prefeita Rita Sobrinho, também decretou emergência e considerou “anormal” a situação vivida no município, porém, o motivo lá é a estiagem.
Ver todos os comentários | 0 |