Na madrugada desta sexta-feira(08), 11 detentos fugiram da penitenciária Irmão Guido, localizada na BR-316, zona sul de Teresina. Os presos cavaram um túnel na cela 1, no pavilhão anexo da unidade. O local tem capacidade para cinco pessoas e abrigava 20 presos.
Imagem: Divulgação/SinpoljupiTúnel na cela 1, do pavilhão anexo da unidade
Imagem: Lucas Dias/GP1Irmão Guido
Os fugitivos são acusados de homicídios, assaltos e tráfico de drogas. Um deles, acusado de roubo e tráfico, foi encaminhado para a penitenciária ontem. Na mesma cela, havia um detento que fugiu há um mês, quando dez detentos fugiram da unidade. Em menos de um mês, o mesmo detento fugiu duas veses.
Imagem: Divulgação/SinpoljuspiDetentos usam corda feita de lençóis para fugir da penitenciária
Imagem: Lucas Dias/GP1Kleiton Holanda
Segundo Kleiton Holanda, diretor administrativo do sindicato dos agentes penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), os fugitivos fizeram um túnel de três metros de comprimento e conseguiram fugir pela lateral esquerda da penitenciária, com ajuda de uma teresa (corda feita com lençóis). Neste local, a cerca elétrica não funciona há cerca de dois anos, aliada às precárias condições de segurança. “A fiscalização, durante a madrugada, é deficiente pela falta de agentes e iluminação precária. A estrutura é totalmente deficitária, além disso a empresa que foi colocada para fazer serviços de reparos básicos, saiu por falta de pagamento”.
Imagem: Lucas Dias/GP1Irmão Guido
Imagem: Lucas Dias/GP1Irmão Guido
O gerente da unidade, Fábio Kleyller, confirma as condições precárias do prédio. “A cerca elétrica voltou a funcionar, após a manutenção, mas por conta de inverno, deu pane novamente. O presídio é muito ruim, a estrutura de cimento é muito frágil, para cavar é muito rápido”. Segundo o gerente, foi realizada vistoria no local na quarta-feira (06).
Imagem: Lucas Dias/GP1
Fabio Keyller Policiais Militares foram convocados para fazer busca no entorno da penitenciária para recapturar os fugitivos.
Ver todos os comentários | 0 |