Fechar
GP1

Piauí

FGV já sabia de tentativa de fraude no concurso do TJ do Piauí

Diante dessa informação, a FGV afirma que a coordenação do concurso se antecipou e adotou procedimentos de segurança para prevenir qualquer fraude no concurso.

O GP1 recebeu, no início da tarde desta quarta-feira (23), comunicado da Fundação Getúlio Vargas (FGV), enviado ao presidente do Tribunal de Justiça, Raimundo Eufrásio, esclarecendo sobre a tentativa de fraude ao concurso público do órgão. A Fundação foi a responsável pelo concurso e afirmou que já havia recebido denúncia sobre tentativa de fraude ao concurso. Ela disse ainda não acreditar que qualquer candidato tenha tido êxito na fraude.

Segundo o comunicado, na semana do concurso, a FGV recebeu informação de suposta tentativa de fraude por utilização de identidade falsa na realização da prova. Diante dessa informação, a FGV afirma que a coordenação do concurso se antecipou e adotou procedimentos de segurança para prevenir qualquer fraude no concurso.

A Fundação explica que foi feita uma análise minuciosa dos inscritos no concurso, para identificar possíveis nomes suspeitos envolvidos em fraudes de concursos anteriores. Essa verificação teria resultado na identificação de inscritos com letras na frente do nome próprio, possibilitando o remanejamento deles.

Também foi solicitado apoio da polícia que disponibilizaram agentes especializados no rastreamento de frequência de telefones celulares durante a realização das provas, intensificados os procedimentos de controle e fiscalização, contratação de corpo de segurança adicional e intensificação no corpo de profissionais de apoio e coordenação.
A Fundação afirma que conseguiu identificar tentativas de fraude, onde foram apreendidos cinco celulares, uma identidade falsa e cinco candidatos presos em flagrante.

“Com a apreensão dos celulares e acesso aos gabaritos recebidos será possível, por meio do cruzamento de incidência em análises estatísticas, a FGV identificar, com 100% de precisão, possíveis candidatos beneficiados com a tentativa de fraude. Estamos certos de que com os procedimentos adotados e o sucesso de nossa atuação para coibir as tentativas de fraude, podemos afirmar que não há qualquer possibilidade de êxito de candidatos beneficiados com as tentativas de fraude ao certame”, afirmou a Fundação no comunicado.


Imagem: DivulgaçãoComunicado da FGV(Imagem:Divulgação)Comunicado da FGV
Imagem: DivulgaçãoComunicado da Fundação(Imagem:Divulgação)Comunicado da Fundação

Candidato confirma fraude no concurso do TJ do Piauí

O GP1 conseguiu com exclusividade os depoimentos de Francisco Ivanderson Alves da Silva, Evelyn Mariane Oliveira Ferreira e Wallace Araújo Reis, candidatos do concurso do Tribunal de Justiça, presos, no domingo (20), com celulares dentro das salas onde realizavam as provas. Além deles, também foi presa Bárbara Brenalle Teles de Oliveira e um menor foi apreendido.

O depoimento do técnico de informática Francisco Ivanderson foi o mais revelador. Ele explicou como funcionava o esquema. Ivanderson foi preso com celular que constava o gabarito da prova.

Áudio mostra venda do gabarito do concurso do Tribunal de Justiça


Áudio que circula nas redes sociais revela que o concurso público do Tribunal de Justiça do Piauí pode ter sido fraudado. A Polícia Civil já está investigando o caso. Na gravação, o negociador explica a uma candidata que a quantia cobrada pelo gabarito do concurso é de R$ 40 mil, mas que em outros estados o valor é de R$ 50 mil.

Prisões


Quatro candidatos do concurso do Tribunal de Justiça do Piauí foram presos, no domingo (20), durante a realização do certame em Teresina. Eles foram encontrados utilizando celulares no momento da realização da prova. Um menor de 17 anos também foi apreendido.

Os presos foram identificados como: Evelyn Mariane Oliveira Ferreira, Francisco Ivanderson Alves da Silva, Wallace Araújo Reis e Bárbara Brenalle Teles de Oliveira.

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Raimundo Eufrásio, informou que se for comprovados o envolvimento de mais pessoas o concurso será anulado: “Até o momento temos esses cinco flagrantes e vamos buscar mais pessoas envolvidas e se houver vai ensejar a anulação do concurso. Vamos aguardar as apurações da polícia e do próprio Tribunal", declarou.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.