Na manhã desta quarta-feira (31) foi realizada uma reunião no Núcleo de Apoio ao Menor do Bairro Santo Antônio, na Zona Sul de Teresina, para discutir o impacto da duplicação da BR 316 na região. Participaram do encontro o diretor do DNIT, Sebastião Ribeiro, o deputado federal Assis Carvalho(PT), o deputado estadual Cícero Magalhães(PT), o vereador Gilberto Paixão (PT), o representante da prefeitura Marco Antônio, além de vários populares.
O DNIT autorizou nesta semana a duplicação das BR 316 com 8,4 Km e a BR 343 com 9Km. “Há muito tempo estamos reivindicando isso, e na semana passada o deputado Assis Carvalho foi com a gente para um encontro com o Sebastião Ribeiro para falar sobre a obra e então marcamos esse encontro. Só que nessa semana eles autorizaram a realização da duplicação e agora estamos reunidos para discutir o impacto dela na região, além de fazer com que a Rodoviária dos Pobres seja envolvida nesse projeto, pois as duas obras precisam ser casadas e essa região precisa muito disso, pois o tráfego por aqui é intenso”, disse Zé da Cruz do Fórum de Entidades da Zona Sul.
O deputado Assis Carvalho comemorou a decisão do DNIT, em autorizar a obra, após uma longa espera. “Eu considero nesse momento, por causa dessa política de mobilidade urbana, uma das obras mais importantes para Teresina , porque é uma obra que por si só, protege vidas humanas. A frota de veículos aumenta de forma vertiginosa, o Piauí é um dos estados que mais cresce no país. Se você tem crescimento, é preciso ter infraestrutura. Para nós é inaceitável Teresina não ter a entrada da cidade duplicada. O Governo Federal através de empréstimo está viabilizando essa obra e vamos pedir junto a presidente Dilma que ela possa se estender até o anel viário que está sendo construído, com o nosso foco de ter 100 Km para o Norte e 100 Km para o Sul”, disse em entrevista ao portal GP1.
O vereador Gilberto Paixão afirmou que é preciso também pensar na Rodoviária dos Pobres da região. “Essa obra é de suma importância por causa desse crescimento na Zona Sul, hoje a tendência é a cidade se alongar até Demerval Lobão, e hoje as pessoas sentem muito a questão da mobilidade e estamos discutindo aqui também a questão da rodoviária dos pobres, já foi dado alguns passos, onde há preocupação das autoridades para que seja assegurado o espaço dos que trabalham lá”, disse o vereador.
Moradores comemoram a decisão
Os moradores afirmaram que a obra vai trazer vários benefícios para a região. Segundo o morador Zé Batista, que mora há 38 anos no bairro Santo Antônio, muitos acidentes são causados por causa da falta de uma pista extra na BR 316.
“Todo dia tem acidentes aqui na BR 316, muitas vezes envolvendo motociclistas. Lá em Goiânia são 200 Kms, aqui tem só 7 Km e vão fazer quase 10 Km. Ainda falta muito, mas já é alguma coisa”, disse o morador.
Duplicação
Na BR 343 são 9 Kms, onde serão feitas mais duas pistas com duas faixas de rolamento. A obra vai ultrapassar 1 Km após o posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no sentido de quem vai para a cidade de Altos.
Já na BR 316, serão 8,4 Km, onde serão feitas mais quatro pistas, ficando três pistas em cada sentido, que deve ultrapassar o posto da PRF em 1,5 Km no sentido para Demerval Lobão.
“A bancada federal fez um grande trabalho para conseguir esses recursos. Essa é uma obra que vai melhorar demais o tráfego, e só na zona Sul, mais de 220 mil pessoas serão afetadas diretamente e indiretamente”, disse Sebastião Ribeiro.
Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Políticos em encontro
O DNIT autorizou nesta semana a duplicação das BR 316 com 8,4 Km e a BR 343 com 9Km. “Há muito tempo estamos reivindicando isso, e na semana passada o deputado Assis Carvalho foi com a gente para um encontro com o Sebastião Ribeiro para falar sobre a obra e então marcamos esse encontro. Só que nessa semana eles autorizaram a realização da duplicação e agora estamos reunidos para discutir o impacto dela na região, além de fazer com que a Rodoviária dos Pobres seja envolvida nesse projeto, pois as duas obras precisam ser casadas e essa região precisa muito disso, pois o tráfego por aqui é intenso”, disse Zé da Cruz do Fórum de Entidades da Zona Sul.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Zé da Cruz
O deputado Assis Carvalho comemorou a decisão do DNIT, em autorizar a obra, após uma longa espera. “Eu considero nesse momento, por causa dessa política de mobilidade urbana, uma das obras mais importantes para Teresina , porque é uma obra que por si só, protege vidas humanas. A frota de veículos aumenta de forma vertiginosa, o Piauí é um dos estados que mais cresce no país. Se você tem crescimento, é preciso ter infraestrutura. Para nós é inaceitável Teresina não ter a entrada da cidade duplicada. O Governo Federal através de empréstimo está viabilizando essa obra e vamos pedir junto a presidente Dilma que ela possa se estender até o anel viário que está sendo construído, com o nosso foco de ter 100 Km para o Norte e 100 Km para o Sul”, disse em entrevista ao portal GP1.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Deputado Assis Carvalho
O vereador Gilberto Paixão afirmou que é preciso também pensar na Rodoviária dos Pobres da região. “Essa obra é de suma importância por causa desse crescimento na Zona Sul, hoje a tendência é a cidade se alongar até Demerval Lobão, e hoje as pessoas sentem muito a questão da mobilidade e estamos discutindo aqui também a questão da rodoviária dos pobres, já foi dado alguns passos, onde há preocupação das autoridades para que seja assegurado o espaço dos que trabalham lá”, disse o vereador.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Vereador Gilberto Paixão
Moradores comemoram a decisão
Os moradores afirmaram que a obra vai trazer vários benefícios para a região. Segundo o morador Zé Batista, que mora há 38 anos no bairro Santo Antônio, muitos acidentes são causados por causa da falta de uma pista extra na BR 316.
“Todo dia tem acidentes aqui na BR 316, muitas vezes envolvendo motociclistas. Lá em Goiânia são 200 Kms, aqui tem só 7 Km e vão fazer quase 10 Km. Ainda falta muito, mas já é alguma coisa”, disse o morador.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Morador Zé Batista
Duplicação
Na BR 343 são 9 Kms, onde serão feitas mais duas pistas com duas faixas de rolamento. A obra vai ultrapassar 1 Km após o posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no sentido de quem vai para a cidade de Altos.
Já na BR 316, serão 8,4 Km, onde serão feitas mais quatro pistas, ficando três pistas em cada sentido, que deve ultrapassar o posto da PRF em 1,5 Km no sentido para Demerval Lobão.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Projeto BR 316
“A bancada federal fez um grande trabalho para conseguir esses recursos. Essa é uma obra que vai melhorar demais o tráfego, e só na zona Sul, mais de 220 mil pessoas serão afetadas diretamente e indiretamente”, disse Sebastião Ribeiro.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Sebastião Ribeiro do DNIT
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Encontro
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Sebastião Ribeiro fala sobre a obra
Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
Ver todos os comentários | 0 |