Fechar
GP1

Piauí

Piauí firma parceria com o Governo do estado do Ceará na área de Meteorologia

O Secretário Dalton Macambira se mostrou bastante preocupado com a falta de chuva na região Nordeste, especificamente no Piauí.

A maior seca dos últimos 50 anos, com previsão para se prolongar até meados de 2015, como já admitiu a presidente Dilma Rousseff, foi um dos temas da reunião realizada nesta quinta-feira (18), na Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMAR com o presidente da Fundação de Meteorologia e Recursos Hídricos – FUNCEME, Eduardo Martins. O secretário Dalton Macambira iniciou a reunião destacando a parceria com o Governo do Ceará, a fim de fortalecer a área de hidrometeorologia no Piauí, no sentido de garantir melhorias nos serviços de tempo e clima, assim como o uso dessas informações nos setores de recursos hídricos, agricultura e meio ambiente. “Estamos buscando novas parcerias para fortalecer o sistema no estado, uma delas está sendo firmada com a FUNCEMA que inicia o processo de atenção à região Nordeste pelo Piauí”, ressalta Macambira.

Imagem: DivulgaçãoPiauí firma parceria com o Ceará na área de Meteorologia(Imagem:Divulgação)Piauí firma parceria com o Ceará na área de Meteorologia

Durante a reunião, Eduardo Martins apresentou os aplicativos desenvolvidos pelo Estado do Ceará, no sentido de garantir maior agilidade nas informações referentes ao sistema meteorológico. Um dos aplicativos viabiliza acesso pelo aparelho celular e web. “A ideia é disponibilizar os produtos que já estão sendo utilizados pelo Ceará para toda a região Nordeste, iniciando pelo Estado do Piauí. Hoje já contamos com radares meteorológicos que nos mostram com rapidez informações precisas do Ceará, Piauí, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco”, disse Eduardo Martins.

O Secretário Dalton Macambira se mostrou bastante preocupado com a falta de chuva na região Nordeste, especificamente no Piauí. Segundo ele, o acompanhamento realizado pela SEMAR, assim como os órgãos nacionais, apontam maiores probabilidade de uma estação chuvosa abaixo do normal. “Isso prejudica muito a agricultura e o meio ambiente como um todo. As condições termodinâmicas da atmosfera e dos oceanos não sofreram significativas alterações, permanecendo, assim, um quadro desfavorável para chuvas no próximo semestre”, enfatiza.

Curta a página do GP1 no facebook: http://www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.