Fechar
GP1

Piauí

Famosa casa de show de Teresina condenada por homofobia é denunciada por discriminação

"Eu ainda não estou a par do assunto. Só vou falar na segunda-feira", disse o gerente à reportagem do Portal GP1.

Um jovem denunciou ao Portal GP1 que foi vítima de discriminação no Planeta Diário Pub, localizado na zona leste de Teresina. Ruan Macedo relatou que esteve no pub pela primeira vez na noite de quinta-feira (28), mas foi proibido de entrar por estar calçando chinelo.

"Eu estava com uma amiga, tava com um chinelo de couro, daqueles Pegada. Cheguei lá na frente e perguntei as atrações e o preço. Já estava efetuando o pagamento da entrada, quando o segurança veio me perguntar se eu ia entrar, eu falei que sim. Então, ele disse "Cara, eu sinto muito, mas tu não pode entrar com esse chinelo aí não!"", contou Ruan à nossa reportagem.

"Perguntei se era sério, ele disse que sim, que era norma da casa. Guardei meu dinheiro, quando ele disse que ia perguntar ao dono se eu podia entrar. O dono veio e me olhou dos pés a cabeça, com cara de nojo. Eu me senti um mendigo nessa hora e disse que daquele jeito eu não poderia entrar", relatou.

Ruan disse que já estava prestes a sair, quando o dono veio e disse que era para sua segurança: "Já tava constrangido, ia simplesmente me virar e ir embora, não gosto de discutir. Aí ele veio com um papo dizendo que era pela minha segurança, que se um vidro quebrasse, eu poderia cortar meu pé e ia acabar sobrando pra ele".

"O mais interessante que ache, é que a regra só se ateve a mim, pois minha amiga estava de sapatilha que deixava o pé tão exposto quanto o meu chinelo, podia entrar à vontade", disse indignado.

Ainda segundo Ruan: "Meus amigos me relataram que já viram gente de todo jeito entrando lá, uma amiga disse que já foi de havaianas pra lá, então o problema só pode ser comigo mesmo. Acho que se a casa proíbe, se é que proíbe mesmo, certos estilos de roupa, deveria deixar isto exposto claramente nos anúncios e na entrada, pra evitar esse tipo de constrangimento", criticou.

Ruan também usou sua página no facebook para denunciar o fato.

"Nunca fui no Planeta Diário, e na primeira(e ultima) vez que fui o cara me faz passar constrangimento porquê eu estava usando um chinelo de couro. O Próprio dono veio dizer que eu não podia entrar, com a desculpa de que foi pela minha segurança (eu podia cortar o pé caso quebrasse algum vidro lá)..Então mulher não pode entrar de sandália?! Oo"", escreveu Ruan.

Muitas pessoas comentaram o post de Ruan e se solidarizaram com a situação. Ruan também escreveu que vai conversar com um advogado sobre a possibilidade de entrar com um processo contra o estabelecimento.

Imagem: Reprodução/FacebookDenúncia também foi feita no facebook(Imagem:Reprodução/Facebook)Denúncia também foi feita no facebook

Outro lado

A reportagem do GP1 conversou com o gerente do estabecimento, Marcos, que não quis falar sobre a denúncia: "Eu ainda não estou a par do assunto. Só vou falar na segunda-feira", disse.

Acusação de homofobia

O Planeta Diário já foi acusado de homofobia por um casal de lésbicas, em junho de 2011. Na época o casal relatou que estava no bar onde acontecia um show com bandas de rock, dançando, quando foram abordadas por um segurança do estabelecimento comercial, identificado como Basílio, dizendo que o proprietário não aceitava "aquele tipo de comportamento" e pediu que as duas se retirassem do local. Uma das mulheres ainda argumentou que tinha consciência de seus direitos e sabia que não poderiam ser constrangidas daquele jeito.

O pub foi condenado a pagar prestação pecuniária no valor de R$ 1 mil para o grupo Matizes a fim de que esse recurso fosse usado na luta contra a homofobia. O acordo foi homologado pelo Juiz do JECC da Zona Leste, Manoel de Sousa Dourado.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.