Fechar
GP1

Piauí

José Augusto Nunes é sabatinado na Assembleia Legislativa nesta quarta-feira

Na sabatina, os deputados estaduais verificam aspectos da vida profissional do pretenso gestor e a visão que ele possui sobre o órgão.

Atualizada às 13h:17 A votação secreta que aprovou a indicação de José Augusto à presidente da Assembleia Legislativa começou por volta das 13:15 e teve a presença de praticamente todos os deputados estaduais na sessão extraordinária. Os votos foram apurados pelo deputado Mauro Tapety, Fábio Novo, e por Roncalli Paulo e teve vinte e cinco votos favoráveis e um voto negativo.

Atualizada às 12h:42
: Respondendo as perguntas dos deputados presentes na sabatina, José Augusto frisou a importância da parceria entre os municípios. “Sem parceria dos municípios para essa casa nós não vamos conseguir. Temos que está lado a lado dos gestores no sentido de apoiar a Agespisa e a Agespisa devolver”.

Com relação ao pronunciamento de Cícero Magalhães, que falou que a água que sai de algumas torneiras não é pura e própria para consumo, o candidato falou que “é improvável que a água da Agespisa esteja chegando a alguma torneira imprópria para consumo”, mas garantiu que vai fortalecer os laboratórios da companhia.

Atualizada às 12h:30:
O presidente da Assembleia Legislativa do Piaui disse que já tinham mais de dez inscritos para fazer as perguntas ao candidato a presidência da Agespisa. Dentre eles, já se pronunciaram os deputados João de Deus e Evaldo Gomes. Evaldo Gomes questionou José Augusto se o mesmo teria total autonomia dada pelo governador do Estado, Wilson Martins, e qual seriam as estratégias para sanar e resolver os problemas financeiros e administrativos que o órgão enfrenta.

José Augusto repetiu que irá procurar o apoio dos sindicatos, da classe política e que terá o prazer de receber encaminhamentos que possam melhorar o funcionamento da companhia.

Atualizada às 12h:05:
Por volta do meio dia o possível gestor da Agespisa, José Augusto fez o seu pronunciamento e falou sobre como será o início da sua gestão à frente do órgão e salientou que a atual situação da companhia é preocupante e que faltam recursos para pagar as dívidas. “Sou um mero candidato a presidente da Agespisa, esta empresa que é um patrimônio do estado do Piauí e enfrenta dificuldades. Não vale buscar no passado os responsáveis. O que vale é juntar esforços da classe política, dos prefeitos e de todos para tirar a Agespisa desse sufoco. O pior problema é o financeiro. Ninguém é feliz se não houver dinheiro”, disse.

José Augusto ainda frisou que a gestão de Antônio Filho foi importante para detectar as dificuldades da companhia e citou os débitos que a Agespisa tem. “Essa deficiência não é o fim do mundo. As medidas de Antônio filho foram medidas que nos possibilitou conhecer a real situação financeira da Agespisa. A Agespisa deve mais de um bilhão de reais. Essa é uma dívida que amedronta e não se paga conta com conversa, se paga é com recursos, e isso não tem”.

Sobre o futuro da companhia o candidato a presidente falou que terá a Agespisa como sua casa e que o primeiro objetivo é melhorar o fornecimento de água na capital. “Tratarei a Agespisa como se fosse a minha casa e só assim a tiraremos do fundo do poço. Minha primeira meta é melhorar a oferta de água de todos de Teresina. Com recursos federais nós poderemos dar uma atenção, em especial, aos teresinenses. Temos a garantia do governador Wilson Martins, e com parceria, projetos e contratação direta, vamos iniciar imediatamente a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Santa Maria da Codipi e melhorar a vida de famílias humildes que precisam do apoio e da água nas suas casas”, finalizou.

Atualizada às 11h46:
José Augusto disse ao GP1 que é totalmente contra subdelegação. “Esse assunto está fora de pauta”. Ele também se pronunciou a respeito da dívida do órgão. Augusto falou que precisa de um alongamento da dívida de 60 para 240 meses. “Nesse prazo de 60 meses é impagável a dívida”, adiantou.

Atualizada às 11h26
: Os deputados estaduais estão na Assembleia Legislativa para dar início a sabatina de José Augusto Nunes que também encontra-se na Casa.

A Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (Alepi) realiza sessão extraordinária para sabatina do advogado José Augusto Nunes, indicado pelo governador Wilson Martins para presidir a Água e Esgotos do Piauí S.A (Agespisa). Na sabatina, os deputados estaduais verificam aspectos da vida profissional do pretenso gestor e a visão que ele possui sobre o órgão.
Imagem: Isabela Rego / GP1 José Augusto Nunes(Imagem:Isabela Rego / GP1 )José Augusto Nunes
O futuro gestor possui afinidade com a Agespisa já que no período em que comandava a Codevasf realizou projetos em parceria com o órgão.

Problemas da Agespisa

José Augusto deve assumir o comando do órgão em meio a várias denúncias. Além disso, no último dia 30 de outubro, foi realizada a operação Rio Verde deflagrada pela Polícia Federal. O objetivo, segundo a PF, era coletar amostras de água e esgoto em redes de tratamento e distribuição da Agespisa e cumprir mandados de busca e apreensão de documentos para investigação da Justiça Federal do Estado. No período, a Agespisa era presidida por Antonio Filho que pediu exoneração do cargo. 

Perfil

Augusto Nunes é advogado e natural da cidade de Oeiras. Ele já exerceu o mandato de vereador de Oeiras de 1993 a 1996, e exerceu, dentre outros cargos, os de secretário estadual de Desenvolvimento Rural e de superintendente da Gestão Governamental da Secretaria Estadual de Governo.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.