Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Batalha do Jenipapo aconteceu em Campo Maior
Na tarde de terça-feira (13) foi realizada a solenidade de comemoração aos 189 anos da Batalha do Jenipapo no município de Campo Maior. O evento teve a participação de várias autoridades políticas, entre elas o governador Wilson Martins, o senador Wellington Dias, além do prefeito de Campo Maior, Paulo Martins, o secretário Robert Rios, o deputado Themístocles Filho, entre outros.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Autoridades em evento
Por volta das 17h, foi realizada a entrega da medalha Heróis do Jenipapo e a entrega da Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí. O governo do Piauí e a prefeitura de Campo Maior escolheram os homenageados. Logo depois, foi realizado um desfile cívico militar.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Governador entrega medalha
O governador Wilson Martins falou sobre a importância do evento. "É uma batalha muito importante para a história e para o Piauí. Nenhum Estado tem uma história tão bela como a do Piauí e aos poucos os piauienses vão reconhecendo isso", disse o governador Wilson Martins.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Governador Wilson Martins
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Desfile cívico militar
Após o desfile, foi realizada a encenação da Batalha do Jenipapo, que é conhecida por ter sido uma das batalhas mais sangrentas do Brasil, onde muitos piauienses lutaram e morreram em prol da independência do Brasil. Cerca de 60 atores participaram da encenação, que neste ano trouxe mudanças no figurino e no roteiro. Antes a encenação da Batalha envolvia outros municípios, como a cidade de Parnaíba. Dessa vez, o roteiro que foi adaptado pelo ator Franklin Pires, que se concentrou somente nos acontecimentos da cidade de Campo Maior e para a produção ficar mais grandiosa, a trilha sonora foi toda tocada ao vivo.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Encenação da peça
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Encenação da Batalha do Jenipapo
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Encenação
“Acontecia a mesma encenação há mais de 13 anos, resolvemos mudar e colocamos um texto de Bernardo Aurélio que enfatiza muito mais a questão dos heróis anônimos, como o vaqueiro ou o camponês. Outra mudança é que o elenco teve aulas de equitação e também colocamos policiais militares na encenação, que vão se passar por policiais das tropas portuguesas e até por camponeses”, disse a presidente da Fundac Bid Lima em entrevista ao portal GP1.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Presidente da Fundac, Bid Lima
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Honenagem às vítimas da batalha
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Governador entrega coroa de flores no monumento em homenagem às vítimas
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Cemitério das vítimas da batalha
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Prefeito Paulo Martins entrega medalha
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Wilson Martins na chegada ao evento
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Autoridades presentes na solenidade
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Alguns dos homenageados
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Prefeito de Campo Maior Paulo Martins
Ver todos os comentários | 0 |