Fechar
GP1

Piauí

Bombeiros já estão habilitados para pilotagem de embarcações públicas no Piauí

Participando do treinamento, o sargento Sebastião Domingos ressaltou a importância do curso não somente para a corporação, mas para a sociedade como um todo

Ei, militar, o que dá força de montão? É flexão, é flexão! Com esse hino os 30 militares do Corpo de Bombeiros de Teresina deram início ao último dia de treinamentos do Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado do Serviço Público.

Ministrado por especialistas da Marinha de Parnaíba, em parceria entre Governo do Estado do Piauí e Marinha do Brasil, o curso encerra nesta sexta-feira (17), após uma semana de aulas teóricas e práticas abordando todas as questões relativas às ações aquáticas, como salvamento de vítima e pane no motor. “O objetivo é qualificar os militares para condução e tripulação de embarcações públicas. Abordamos questões como aproximação, manobra, atracamento e desatracamento, manutenção do motor e segurança na navegação”, afirmou o suboficial da Marinha de Parnaíba, Charles Washington, um dos instrutores do curso.

Participando do treinamento, o sargento Sebastião Domingos ressaltou a importância do curso não somente para a corporação, mas para a sociedade como um todo. “Semelhante aos veículos automotores, é necessário habilitação para pilotar embarcações e, com esse curso, estamos oficialmente aptos para pilotar embarcações e realizar atividades aquáticas de forma mais segura. Além da possibilidade de podermos trocar experiência com a marinha e aprimorar nossas técnicas de salvamento, uso de colete e da própria navegabilidade”.

O Corpo de Bombeiros de Teresina registra uma média de 58 óbitos anuais por afogamento, especialmente no segundo semestre, após o período de chuvas. “Estando cercado por dois rios, essa é uma necessidade que tínhamos para poder oferecer um serviço mais seguro e preciso nas operações de natureza aquática”, explicou o major José Veloso.

Além da qualificação de pessoal, o Governo do Estado tem investido em aquisição de equipamentos. De acordo com o comandante, já estão licitados dois jet-skis para a unidade de Parnaíba, com previsão de recebimento até o fim do mês de junho. “A ideia é que durante as férias de julho, período onde o número de ocorrências aumenta, o equipamento já esteja em campo", explicou o comandante.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.