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Receita Federal nega demora no atendimento aos contribuintes em nota de esclarecimentos ao GP1

O portal GP1 publicou uma matéria informando que no horário do meio-dia do dia 14 de dezembro o orgão federal disponibizava somente um atendente no período da tarde para atender vá

A assessoria da Receita Federal enviou ao Portal GP1 uma nota de esclarecimento sobre a matéria do blogueiro Herbert de Sousa intitulada "Delegado da Receita Federal no Piauí trata contribuintes com descaso e falta de respeito" (Clique aqui e veja a matéria) publicada no dia 14 de dezembro.

A matéria informava que no horário do meio-dia do dia 14 de dezembro o orgão federal disponibilizava somente um atendente no período da tarde para atender várias pessoas que se encontravam no local.

Imagem: ReproduçãoDelegado da Receita Federal (Imagem:Reprodução)Delegado da Receita Federal


A assessoria enviou uma nota negando a demora no atendimento e afirmando que "mantém uma quantidade de funcionários superior pela manhã e mais reduzida à tarde, mantendo um atendimento de 12 horas diárias" e que "os funcionários que atendiam à tarde foram deslocados para o expediente da manhã (das 7 às 13h 30 min), para coincidir com o momento de maior demanda, mantendo-se, entretanto, uma equipe de plantão para casos urgentes fora desse horário"

Veja a nota na íntegra:


"Sobre a matéria veiculada no dia 14 de dezembro que criticou o funcionamento do Centro de Atendimento da Receita Federal em Teresina (CAC), vimos informar o seguinte:

1. O atendimento na Receita Federal pode ser realizado, para grande parte dos serviços, com máximo conforto, por meio do e-CAC (Centro de Atendimento Virtual) na internet, tecnologia pela qual a instituição é reconhecida internacionalmente.

2. Caso não seja possível concluir o atendimento no âmbito do e-CAC, o contribuinte (pessoa física ou jurídica) pode agendar seu atendimento presencial com hora marcada, sem necessidade de enfrentar filas, prática que denota um respeito ao cidadão pouco visto mesmo em empresas privadas.

3. Ainda assim, são reservadas senhas para atendimento daqueles que procuram a Delegacia diretamente, sem prévio agendamento, de acordo com a disponibilidade.

4. A população de Teresina tem o hábito de buscar atendimento na Receita Federal prioritariamente pela manhã, mesmo pelo funcionamento de grande parte dos órgãos públicos estaduais e municipais e pelo clima mais ameno.

5. Para atender a esse costume, a Delegacia. durante todo o ano. mantém uma quantidade de funcionários superior pela manhã e mais reduzida à tarde, mantendo um atendimento de 12 horas diárias.

6. O CAC Teresina é formado por servidores absolutamente comprometidos com o interesse público e com a satisfação dos cidadãos – desdobrando-se para atender uma demanda sempre elevada – e nossos indicadores estão entre os melhores do país.

7. Somente 15% dos servidores do CAC estão de férias, mesmo estando há poucos dias das festas.

8. Aproveitando o período de final de ano, nessa segunda quinzena de dezembro, em que a demanda também se reduz, a Delegacia está promovendo uma reforma nas instalações do CAC, no período da tarde, para implantar uma área de autoatendimento e orientação tributária, com vistas a aumentar nossa capacidade de prestar melhores serviços às pessoas e às empresas de nossa jurisdição.

9. Dessa forma, em função das preferências da população, do período de férias de servidores econtribuintes, e da necessidade de reforma do CAC, os funcionários que atendiam à tarde foram deslocados para o expediente da manhã (das 7 às 13h 30 min), para coincidir com o momento de maior demanda, mantendo-se, entretanto, uma equipe de plantão para casos urgentes fora desse horário.

10. A matéria veiculada nesse portal atacou de forma injusta esta Delegacia e seu titular, fato que certamente foi perceptível à maioria das pessoas que dela tomaram conhecimento.

11. A Delegacia da Receita Federal em Teresina ratifica seu compromisso com o respeito ao cidadão, com a prestação de contas à cidadania e com o atendimento de excelência, mesmo enfrentando as limitações a que se submetem as organizações públicas em geral, e acredita no esforço contínuo de aperfeiçoamento de suas atividades."


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