Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Governador Rafael Fonteles abre segunda edição do Pactos pelo Piauí

Ao longo do evento serão formalizados pactos em áreas estratégicas como saúde, educação e segurança.

Lucas Dias/GP1 1 / 16 Evento no Centro de Convenções de Teresina Evento no Centro de Convenções de Teresina

O governador Rafael Fonteles (PT) abriu, na noite desta segunda-feira (24), a segunda fase do Pactos pelo Piauí, fórum que consolida a parceria entre o Governo do Estado e os 224 municípios piauienses. Ao longo do evento, que segue até quarta-feira (26), serão formalizados os pactos lançados em 2024, contemplando áreas estratégicas como saúde, educação, segurança, trânsito, sustentabilidade, saneamento, defesa civil e gestão tecnológica.

A abertura contou com a palestra da economista e socióloga Tânia Bacelar, que abordou o tema: “o desenvolvimento recente do Nordeste e do Piauí e os desafios da articulação interfederativa”. O evento, organizado pela Secretaria de Estado do Planejamento, com apoio da Associação Piauiense de Municípios (APPM), acontece no Centro de Convenções de Teresina.

“É uma semana dedicada à cooperação federativa. É a única maneira de a democracia funcionar efetivamente para melhorar a vida do povo. Agradeço a PPM, na pessoa do Admaelton, agradeço a Assembleia Legislativa, na pessoa do presidente, deputado Severo Eulálio, e ao coordenador de todo esse movimento, o secretário Washington Bonfim, atrás dele tem uma grande equipe, várias outras secretarias envolvidas para que isso funcione de verdade. A gente quer realmente que as medidas celebradas nos pactos sejam efetivadas, que virem realmente melhores indicadores de saúde, de educação, segurança, e assim sucessivamente para melhorar a vida do povo do Piauí”, declarou o governador Rafael Fonteles.

O secretário de Planejamento, Washington Bonfim, enfatizou que o grande objetivo do fórum é avaliar e melhorar as políticas públicas nos 224 municípios piauienses. “Analisar políticas públicas e pactuar a melhoria dessas políticas públicas que fazem a diferença na vida de cada um dos piauienses. Esse é o objetivo do Pactos pelo Piauí, o objetivo da rede de parcerias, que conta também com a participação de organizações da sociedade civil, ou seja, todo o Piauí, todas as estruturas de governo voltadas para a melhoria dos principais índices que nos preocupam enquanto gestores”, frisou.

O presidente da APPM, Admaelton Bezerra (MDB), reiterou seu apoio a proposta do Governo do Estado. “Todas as ações do Governo do Estado que forem para melhorar os municípios, melhorar a qualidade de vida dos piauienses, podem contar com a APPM, que está à disposição”, disse o prefeito de São José do Piauí.

No decorrer do evento, os secretários de cada uma das sete áreas em que foram elaborados pactos irão explicar aos prefeitos e equipes técnicas o conteúdo das propostas.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.
$(function () { $('.bt-alterna').click(function () { $(this).toggleClass('open_search'); }) $('[aria-expanded="false"]').click(function () { $(this).toggleClass('open_search1'); }) }); -->