O prefeito de Teresina, Sílvio Mendes (União Brasil), autorizou nesta terça-feira (11) o início de um novo processo licitatório para a construção da obra de drenagem no bairro Torquato Neto, na zona sul da capital. A obra, orçada em R$ 123 milhões, visa resolver o problema de enchentes que afeta a região, sendo uma das mais aguardadas pela população local.
A licitação estava suspensa após a desistência da empresa contratada anteriormente, mas agora o projeto receberá o aval da Superintendência de Desenvolvimento Urbano Sul (SDU/Sul) para seguir adiante. O projeto de drenagem contempla a construção de dois grandes reservatórios para a contenção e liberação controlada da água, com o objetivo de prevenir inundações recorrentes na zona sul de Teresina.
![Prefeito Sílvio Mendes autoriza nova licitação para galeria do Torquato Neto](/media/image_bank/2025/2/prefeito-silvio-mendes-autoriza-nova-licitacao-para-galeria-none.jpg.1200x0_q95_crop.webp)
A primeira etapa da galeria terá 28 quilômetros de extensão e beneficiará aproximadamente 5.000 famílias nos bairros Torquato Neto e Portal da Alegria. A licitação suspensa anteriormente foi retomada após a desistência da empresa contratada, o que gerou atraso no cronograma da obra.
Com a autorização do prefeito, a SDU Sul está preparada para conduzir um novo processo licitatório, com acompanhamento técnico da Prefeitura e da Caixa Econômica Federal. A expectativa é que, com a aprovação do novo edital, o projeto ganhe celeridade e os trabalhos comecem o mais breve possível.
De acordo com Aldo Gil, superintendente da SDU Sul, a obra é extremamente aguardada pela população da zona sul de Teresina. Ele destacou que, agora com o aval do prefeito, todos os trâmites estão sendo tomados com seriedade, para garantir que o projeto seja executado dentro dos padrões técnicos exigidos.
A importância da obra foi reforçada, uma vez que a drenagem tem impacto direto na segurança e no bem-estar da comunidade. A empresa vencedora da licitação terá um prazo de 36 meses para concluir a execução do projeto.
Ver todos os comentários | 0 |