Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Candidatos a prefeito de Teresina revelam expectativas para o 1º debate

Postulantes destacaram que o debate para apresentar soluções sobre os problemas da cidade.

Alef Leão/GP1 1 / 7 Prefeito Dr. Pessoa Prefeito Dr. Pessoa
Alef Leão/GP1 2 / 7 Fábio Novo Fábio Novo
Alef Leão/GP1 3 / 7 Geraldo Carvalho Geraldo Carvalho
Alef Leão/GP1 4 / 7 Telsírio Alencar Telsírio Alencar
Alef Leão/GP1 5 / 7 Tonny Kerley Tonny Kerley
Alef Leão/GP1 6 / 7 Sílvio Mendes Sílvio Mendes
Reprodução/Band 7 / 7 Candidatos a prefeito de Teresina em debate na Band Piauí Candidatos a prefeito de Teresina em debate na Band Piauí

Os candidatos à prefeitura de Teresina participaram nesta quinta-feira (8), do primeiro debate da campanha, que foi transmitido pela TV Band Piauí. Inicialmente, os pleiteantes ao Palácio da Cidade expuseram suas expectativas e propostas para a cidade. Os postulantes destacaram a importância do debate para apresentar soluções e esclarecer suas visões sobre os principais problemas enfrentados pela população.

Os candidatos que participaram foram: Dr. Pessoa (PRD), Fábio Novo (PT), Francinaldo Leão (PSOL), Geraldo Carvalho (PSTU), Sílvio Mendes (União Brasil), Telsírio Alencar (Mobiliza) e Tonny Kerley (Novo).

Dr. Pessoa (PRD), atual prefeito da Capital, mencionou que o objetivo é apresentar as realizações da sua gestão e esclarecer questões conforme surgirem. Embora não esteja presente em todos os debates, ele se comprometeu a responder às perguntas que forem direcionadas a ele, e espera que seus concorrentes também façam o mesmo. “Vamos falar com o povo de Teresina mostrando algumas das coisas que fizemos, pois mostrar tudo é impossível. Estamos aqui para dar esclarecimentos de acordo com as perguntas que vierem para o prefeito. Não estarei presente em todos os debates, mas responderei a tudo que vier de lá para cá. Espero que os outros candidatos também respondam”, destacou.

Silvio Mendes destacou que o debate é uma oportunidade para discutir de forma civilizada os problemas e soluções para a cidade, com um foco em propostas práticas e construtivas. Mendes enfatizou a necessidade de um diálogo educado e propositivo para atender às expectativas dos eleitores. “Espero que seja propositivo, que se fale dos problemas e das soluções da cidade, pois é o que a população espera de cada um. Que seja um debate civilizado, ou seja, educado e com propostas”, declarou.


Tonny Kerley acredita que o debate permitirá aos eleitores avaliar a clareza e a responsabilidade fiscal das propostas dos candidatos. Kerley espera que sejam abordados temas cruciais como saúde, educação, transporte público e segurança, para que os teresinenses compreendam melhor as soluções propostas para os desafios enfrentados pela cidade. “Vai ser possível avaliar os candidatos, suas propostas e ver quem realmente tem planos claros, objetivos, sem propostas megalomaníacas, com responsabilidade fiscal, mas com compromisso com o futuro dos teresinenses. Esperamos que, nesse debate, problemas como saúde, educação, transporte público e segurança sejam discutidos. Que os teresinenses compreendam as propostas para a solução dos problemas de Teresina”, pontuou.

Telsírio Alencar vê o debate como uma vitrine para os candidatos e um observatório para os eleitores. Ele ressaltou que está preparado para apresentar e defender suas propostas com maior intensidade, destacando sua posição de independência política e a importância de uma visão independente para o futuro de Teresina. “Isso aqui é uma vitrine para todos os candidatos, mas é sobretudo uma vitrine de um observatório para a sociedade e para o eleitor, que dará seu veredito na escolha do próximo prefeito. Estamos aqui porque nos preparamos para essa missão e para esse debate. Elevaremos o tom do debate no que diz respeito às propostas que defendemos durante toda a pré-campanha eleitoral. Sou um candidato totalmente independente”, considerou.

Geraldo Carvalho expressou a expectativa de um debate focado em problemas reais da cidade, como as privatizações dos serviços essenciais. Carvalho, que se posiciona como um candidato da classe trabalhadora, pretende discutir soluções a partir de uma perspectiva socialista e fazer oposição às candidaturas que considera polarizadas e de interesses opostos. “A expectativa é a melhor possível, para que possamos fazer um debate focado em nosso compromisso, abordando os problemas que a cidade de Teresina enfrenta e que afetam a maioria da população. Discutiremos temas como privatizações dos serviços de água, saúde, educação e transporte. Pretendemos debater e apresentar soluções do ponto de vista da classe trabalhadora. Sou um candidato com um programa que atende às necessidades e aos interesses da classe trabalhadora. Queremos construir, junto com os trabalhadores, trabalhadoras e a juventude, um programa e uma cidade socialista que possa de fato resolver nossos problemas. Fazemos oposição de esquerda à falsa polarização existente entre duas candidaturas ditas principais: uma que representa o campo do PT e do governo Lula, e outra que representa os interesses ultraliberais e ultraconservadores”, ponderou.

Fábio Novo, por sua vez, enfatizou a importância da capacidade de diálogo para resolver os problemas de Teresina. Com um histórico de trabalho em diferentes esferas administrativas, Novo pretende usar sua experiência para construir pontes e promover uma gestão mais próxima das pessoas, aproveitando a boa relação com o governador Rafael Fonteles para direcionar a cidade a um futuro melhor.

“Estou preparado, caminhei por toda a cidade, pelos bairros e comunidades rurais. Vi e senti as dores de Teresina. Estou convencido de que, neste momento, precisamos de alguém com capacidade de diálogo, que tenha habilidade para conversar com líderes comunitários, políticos e com aqueles que pensam de forma diferente. A cidade enfrenta muitos problemas, e se não tivermos alguém que construa pontes em vez de muros, não conseguiremos resolvê-los. Minha vida inteira, como secretário municipal de Educação em Bom Jesus, secretário estadual de Cultura e mais recentemente como líder do governo, foi dedicada ao diálogo e à resolução de questões. Meu desejo aqui é dialogar, aproveitar este momento e usar minhas boas relações com o governador Rafael Fonteles, que atualmente faz uma gestão inovadora no nosso estado, para apontar Teresina para um caminho de futuro. Quero uma Teresina que esteja mais próxima das pessoas”, afirmou.

Francinaldo Leão pretende abordar a realidade enfrentada pelas comunidades periféricas de Teresina, destacando questões como lixo, saúde e medicamentos. Leão, que se posiciona como um candidato das áreas mais carentes, acredita que sua perspectiva genuína ajudará a refletir as verdadeiras necessidades da população. “Falar a verdade é falar daquilo que o povo periférico sofre, como a questão do lixo, da saúde e dos medicamentos nos postos de saúde. Traremos um diagnóstico e, acima de tudo, somos candidatos periféricos. Vivemos, de fato, a realidade de Teresina. Vamos levar para este debate a verdadeira realidade da cidade. Tenho certeza de que cada teresinense, desde Santa Maria da Codipi, passando pelo Parque Brasil até o Porto Alegre, compreenderá o que queremos dizer e levar a verdade”, elaborou.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.