O jornalista Erlan Bastos, candidato a vereador de Teresina pelo partido Solidariedade, ingressou com representação pedindo a desativação de um perfil na rede social X/Twitter que estaria fazendo inúmeras postagens de conteúdos caluniosos contra sua imagem. A representação por propaganda eleitoral irregular tramita na 63ª Zona Eleitoral de Teresina.
Na representação, o apresentador anexou links de três postagens feitas pela página @luccamorto. Nas publicações, o perfil acusa Erlan Bastos de estelionato, com montagens gráficas que insinuam o envolvimento do jornalista em atividades ilícitas.
Em uma das postagens, o perfil afirma que o apresentador aplicava golpes na cidade de Manaus (AM), por meio de falsos sorteios de casas.
O apresentador ressaltou que as publicações em questão ultrapassam os limites da crítica política legítima, adentrando o terreno da difamação e da calúnia, e que o conteúdo veiculado não apenas ofende sua dignidade pessoal, mas também compromete a lisura do processo eleitoral, induzindo o eleitorado a formar uma percepção distorcida e inverídica sobre ele enquanto candidato.
“Ao publicar, portanto, conteúdo atribuindo ao representante as expressões ‘estelionatário’ e ‘golpista’ a parte representada extrapola os limites da liberdade de expressão, ultrapassando a mera crítica, e adentrando no território do ataque e da ofensa, ofendendo a dignidade, a honra e a imagem do Representante. Além disso, extrai-se de todas as publicações a tentativa de construir uma narrativa imagética que associa a imagem do Representante a figuras jocosas, de modo a construir no eleitor a falsa sensação de que ele não tem credibilidade e capacidade para assumir o cargo que de vereador”, consta na representação de Erlan Bastos.
Pedidos
Diante disso, o apresentador pediu a concessão de liminar determinando a retirada das postagens, bem como a suspensão do referido perfil, e que a rede social X apresente os dados pessoais do responsável pela referida página.
Ver todos os comentários | 0 |