O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público do Estado do Maranhão, com o apoio do GAECO do Piauí, deflagrou nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (12), a Operação Cela 03, com o objetivo de desarticular um dos núcleos do Bonde dos 40, com ramificações nos estados do Maranhão e Piauí, envolvido com narcotráfico, lavagem de dinheiro, homicídios, roubos a instituições financeiras e de veículos, entre outros delitos. Três alvos foram presos em Teresina, capital do Piauí.
Além do Maranhão e Piauí, a Operação Cela 03, que conta com o apoio da Polícia Militar e Polícia Civil, foi desencadeada, também, no estado do Mato Grosso.
Foram presos alguns líderes da organização criminosa e pessoas responsáveis pela guarda e ocultação de bens e valores, além de fornecedores de drogas, estes últimos, presos no Mato Grosso.
Ordens para crimes partia de presídio
Durante o cumprimento das medidas judiciais, os membros do GAECO cumpriram ainda mandados de prisão em desfavor de indivíduos que já estavam no sistema penitenciário, mas que, de algum modo, participavam e ordenavam a prática de crimes diversos.
O nome da operação faz alusão ao fato de que um dos alvos, líder da facção Bonde dos 40 coordenava ações criminosas mesmo estando preso em uma das unidades penitenciárias de São Luís, capital do Maranhão.
Ver todos os comentários | 0 |