Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Casa de Zabelê apresenta espetáculo no Dia Internacional da Mulher

Entrada será solidária, bastando apresentar um pacote de absorvente na entrada do Theatro 4 de Setembro.

No dia 08 de março, a Casa de Zabelê e o Theatro 4 de Setembro irão homenagear todas as mulheres de Teresina com o espetáculo “Tambor”. Com a direção e coreografia assinadas pela coreógrafa Débora Lopes, da Casa de Zabelê (ASA), o evento terá início às 18h com apresentações que mergulham na dança afro-brasileira contemporânea, destacando a beleza, potência, sabedoria e leveza da mulher preta, além da promoção da cidadania e da emancipação dos assistidos pela instituição.

Temáticas como diáspora, autoestima, ancestralidade, comunidade, espiritualidade, escravização da população preta, linguagem e diversidade serão abordados por meio de técnicas de contação de histórias, danças de matrizes africanas, cantos e brincadeiras.


Na direção das apresentações, Débora Lopes conta que o espetáculo ‘Tambor’ tem na sua dramaturgia danças afro-brasileiras contemporâneas. “A história da tribo tambor se passa em uma aldeia de afetos e acolhimento onde dançam crianças, adolescentes, jovens e adultos em uma mesma sintonia”, destacou a professora.

Para a educanda Amanda Alves, participar do espetáculo significa celebrar a força e a expressão da mulher negra, através da dança com coreografias envolventes e poderosas. Segundo ela, o núcleo de dança da Casa de Zabelê traz à tona a energia e a beleza da cultura afro-brasileira, destacando a importância da representatividade e valorização das mulheres na sociedade.

“No papel que interpreto, tenho a honra de dar vida a essa narrativa e mostrar a força e a resistência que permeiam a história dessas mulheres. A preparação para esse papel tem sido intensa, mergulhando na pesquisa da cultura afro-brasileira e na busca pela expressão autêntica desse legado”, disse.

Evellyn Raniele, integrante do núcleo de dança da Zabelê, revela que ser mulher é uma tarefa muito difícil. E que ser mulher e negra, em uma sociedade marcada pelo racismo e pela desigualdade, acaba sendo ainda mais difícil. “Quantas mulheres negras mudaram a história do mundo, transformando a realidade a sua volta. É por isso que me sinto extremamente feliz e realizada em realizar um espetáculo que mostra a força e a garra dessas mulheres”, finalizou.

Para assistir ao espetáculo, basta ir no dia da apresentação até o Theatro 4 de Setembro, localizado no Centro de Teresina, levando um pacote de absorvente, que depois será distribuído para mulheres em situação de vulnerabilidade social. Todos são convidados a participar.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.