Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Teresina é a capital do país com mais pessoas em casas próprias, diz IBGE

Conforme os dados, a capital do Piauí, 80% dos entrevistados afirmaram morar em um domicílio próprio.

Teresina é a cidade com maior percentual de moradores em casas próprias entre as capitais do país, de acordo com dados do Censo 2022 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na capital do Piauí, 80% dos entrevistados afirmaram morar em um domicílio próprio. Macapá, no Amapá, ocupa o segundo lugar com 78,5%, seguida de Belém (PA) com 76%. Já Goiânia, em Goiás, possui o menor índice, com 61% dos habitantes em casas próprias.

Quando se trata de aluguel, Florianópolis registra a maior proporção de moradores vivendo em imóveis alugados, com 34%. Goiânia aparece novamente em destaque, em segundo lugar, com 32% dos moradores pagando aluguel, seguida de Palmas, em Tocantins, com 30%. Macapá tem o menor número de aluguéis no país, com cerca de 14% da população vivendo em imóveis alugados. O levantamento do IBGE considerou apenas domicílios permanentes e ocupados, excluindo casas de veraneio, moradias coletivas ou improvisadas.


Foto: Alef Leão/GP1Dr. Pessoa entrega 22 casas no Parque Rodoviário
Casas em Teresina

O cenário varia conforme a raça dos moradores nas capitais. Em Florianópolis, a diferença na proporção de brancos, pretos e pardos é notável: 66% dos brancos residem em casa própria, comparado a 49% de pretos e pardos, uma diferença de 18 pontos percentuais. Em domicílios alugados, pretos e pardos têm a maior proporção de moradores, com 47%, ante 29% de brancos. Em Boa Vista, a proporção de pardos em casa própria é superior à de brancos, 65% contra 60%. No aluguel, mais brancos (33%) do que pardos (28%) pagam aluguel.

Em Macapá, a situação é semelhante, com pretos registrando uma proporção maior de residências próprias (81%) em comparação com brancos (76%). No entanto, os brancos têm uma maior proporção de aluguéis (16,5% contra 11% de pretos). Considerando pretos e pardos juntos, Teresina apresenta o maior índice de habitações próprias, com 82% e 81%, respectivamente. Florianópolis, por outro lado, tem a maior taxa de pretos e pardos em habitações alugadas, 47% e 43%, respectivamente, e a menor taxa de casas próprias para essas raças, 49% e 52%.

Os dados do Censo são baseados em uma amostra da população, com questionários mais detalhados que o convencional. Esse método permite ao IBGE realizar cálculos que representam melhor a população do município.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.