O diretor do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), delegado Charles Pessoa, afirmou que mais de 20 alvos da Operação Disciplina, deflagrada na manhã desta terça-feira (05), já foram presos em Teresina e em mais 12 cidades do interior, onde estão sendo cumpridos 30 mandados de prisão.
De acordo com o delegado Charles Pessoa, parte dos presos pertence ao núcleo de lideranças do PCC, responsável pelo chamado "Tribunal do Crime", que julga membros rivais e também integrantes do próprio grupo, impondo punições que envolvem tortura e, em casos extremos, execução.
"Nós identificamos que, dentro dessa estrutura, existem alguns conselhos conhecidos como 'disciplina' aqui na capital, que estamos combatendo nessas últimas operações do DRACO, mas também existe um núcleo conhecido como 'disciplina' no interior, onde membros dessa facção criminosa exercem influência em algumas cidades do estado. Conseguimos identificar 30 membros do PCC que integram esse conselho, com atuação além de Teresina, também em cidades do interior. Por isso, representamos por essas medidas cautelares contra o núcleo da 'disciplina', que é justamente o núcleo responsável pelo conhecido 'Tribunal do Crime', onde eles julgam membros da própria facção criminosa ou membros de outras facções rivais", explicou o delegado Charles Pessoa.
A ação, que ocorre nas cidades de Teresina, Floriano, São Raimundo Nonato, Piracuruca, Água Branca, Campo Maior, Canto do Buriti, Picos, Altos, Regeneração, Itaueira, Brejo do Piauí e Colônia do Gurguéia, conta com o apoio da Diretoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (DINT), da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil, da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP) e das unidades da Polícia Civil tanto do interior quanto da capital, incluindo as áreas metropolitanas.
Ver todos os comentários | 0 |