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Teresina - Piauí

Liceu Piauiense realiza atividades culturais e educativas pelo Dia da Consciência Negra

Programação foi feita no intuito de incentivar a inclusão e reflexão racial na comunidade escolar.

Em alusão ao Mês da Consciência Negra, no próximo dia 18 de novembro, o Colégio Estadual de Tempo Integral Zacarias de Góis (Liceu Piauiense) será palco de uma série de atividades em celebração da importância da história e identidade negra na sociedade. Sob a organização da professora de história, Mônica Carvalho, o evento reafirma o compromisso da rede estadual com a inclusão e a diversidade, promovendo o diálogo e a consciência racial entre os estudantes e a comunidade escolar.

A abertura da programação terá início às 8h da manhã, com uma cerimônia de boas-vindas e apresentações artísticas dos alunos. Na sequência, a partir das 10h40, dentre as atividades também será realizada uma roda de conversa com a temática “Falas Negras”, com convidados especiais que abordarão temas como Raízes da Cultura Afro-Brasileira, Educação Antirracista, Religiões Afro-brasileiras, entre outros.


Foto: ReproduçãoProgramação celebra a cultura afro-brasileira com oficinas, roda de conversa e apresentação de Slam, em prol da inclusão e reflexão racial na comunidade escolar.
Programação celebra a cultura afro-brasileira com oficinas em prol da inclusão e reflexão racial na comunidade escolar.

O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, é uma data dedicada à reflexão sobre a luta histórica da população negra no Brasil e à valorização da cultura afro-brasileira. A data foi escolhida por marcar o aniversário de morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares e símbolo de resistência contra a escravidão.

Igualmente significativa, a Lei Federal n° 10.639, sancionada em 9 de janeiro de 2003, tornou-se um marco importante para a educação brasileira ao incluir o Dia Nacional da Consciência Negra no calendário escolar e ao tornar obrigatório o ensino sobre a cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas do país. A partir dessa lei, os conteúdos relacionados à história e cultura afro-brasileiras passaram a ser parte integrante dos currículos da educação básica, abrangendo disciplinas como história, geografia, artes e literatura.

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