Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Ministério das Cidades vai mapear ruas de Teresina para evitar desastres naturais

O assessor técnico Fernando Rocha explicou que o projeto foi inaugurado em 2003 pelo Governo Federal.

Uma equipe de geólogos do Ministério das Cidades desembarcou em Teresina, na manhã desta quinta-feira (17), para mapear todas as ruas da cidade com o intuito de cartografar as casas que estão em zona de maior risco. O objetivo final é prevenir que desastres naturais deixem famílias desabrigadas.

Em conversa com o GP1, Tiago Antonelli, chefe da Divisão de Geologia Aplicada do Serviço Geológico do Brasil, informou que quatro geólogos dessa empresa pública iniciam o processo de cartografia na segunda-feira (21), para elaboração do Plano Municipal de Redução de Risco (PMRR).

Foto: Lucas Dias/GP1Tiago Antonelli, chefe da Divisão de Geologia Aplicada do Serviço Geológico do Brasil
Tiago Antonelli, chefe da Divisão de Geologia Aplicada do Serviço Geológico do Brasil

“O Serviço Geológico do Brasil é uma empresa pública vinculada ao Ministério de Minas e Energia. Entre outras coisas, trabalhamos com prevenção a desastres. Então, nós, juntamente com o Ministério das Cidades, estamos empenhados na elaboração do Plano Municipal de Redução de Risco de Teresina e, a partir da segunda-feira (21), quatro geólogos nossos estarão percorrendo todas as ruas de Teresina, vendo as casas e cartografando aquelas casas que estão em maior risco. Iremos propor sugestões de intervenção de engenharia, para que essas pessoas habitem em segurança”, informou Thiago Antoneli.

Fernando Rocha, assessor técnico enviado pelo Ministério das Cidades, explicou à reportagem que o Governo Federal criou o projeto em 2003, descontinuou o plano, e o implementou de novo em 2023, com a recriação da referida pasta.

Foto: Lucas Dias/GP1Fernando Rocha, assessor técnico do Ministério das Cidades
Fernando Rocha, assessor técnico do Ministério das Cidades

“O plano de risco é um instrumento que foi criado em 2003, um instrumento de planejamento dos municípios para enfrentar situações mais críticas de risco. Nós ressuscitamos esse instrumento com a recriação do Ministério das Cidades e com a criação da Secretaria Nacional de Periferias. Nesse sentido, estamos procurando quem possa executar esse plano para responder às novas questões que as mudanças climáticas trazem. Ou seja, você precisa responder às questões novas que a crise climática traz”, explicou Fernando Rocha.

Teresina agraciada entre 10 cidades

Inicialmente, o Ministério das Cidades agraciou 10 cidades em todo do Brasil, para a criação de um Plano Municipal de Redução de Risco e Teresina foi uma delas.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.