A Polícia Rodoviária Federal no Piauí (PRF) apreendeu 400 aparelhos e dispositivos eletrônicos sem nota fiscal em um ônibus que ia de São Paulo (SP) para Mombaça (CE). A apreensão ocorreu na BR 316, em Picos na tarde dessa segunda-feira (28). O motorista do ônibus, de 40 anos, e o responsável pela carga foram identificados e podem responder por crime de descaminho.
Ao abrir o compartimento de carga, os policiais encontraram várias caixas e solicitaram que algumas fossem retiradas para conferência. Dentro das caixas, foram localizados 400 aparelhos e dispositivos eletrônicos de diversos modelos, como celulares, displays, baterias, reparos para placa celular e tampas traseiras para celular. Nenhum dos produtos possuía nota fiscal.
A ação da PRF foi realizada durante uma fiscalização de rotina na rodovia. Os policiais abordaram um ônibus, de modelo Scania/Mpolo Paradiso, e perguntaram ao motorista se havia alguma encomenda no veículo. O motorista confirmou que sim e mostrou o compartimento de carga aos agentes.
Diante da situação, os policiais questionaram novamente o motorista sobre a origem e o destino da carga. Ele informou que os aparelhos e dispositivos eletrônicos pertenciam a um homem de 28 anos, que havia despachado os produtos na cidade de São Paulo para que fossem entregues no Ceará.
A ocorrência foi enquadrada como crime de descaminho, que é a importação ou aquisição de produtos estrangeiros sem o pagamento dos impostos devidos. O caso foi encaminhado à Receita Federal de Picos, onde serão tomadas as devidas providências. O motorista e o responsável pela carga poderão ser indiciados e processados pelo crime.
Ver todos os comentários | 0 |