O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o senador Wellington Dias (PT), assinou nesta sexta-feira (24) o acordo de cooperação do Governo Federal com o Grupo Carrefour Brasil para gerar empregos aos inscritos no Cadastro Único, em especial o Bolsa Família, na cidade de Teresina.
Durante entrevista a imprensa, o ministro piauiense Wellington Dias reforçou a importância da parceria com o setor privado para que as pessoas que se utilizam do programa possam exercer seu direito de cidadania, contemplado por mais oportunidades de emprego.
“A inclusão socioeconômica é parte de um dos projetos determinados pelo presidente Lula no Ministério do Desenvolvimento Social. Nós cuidamos das pessoas mais pobres, temos o Cadastro Único e são 94 milhões de pessoas inclusas e, destas, 55 milhões recebem Bolsa Família. Essas pessoas, tirando as crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência, nós encontramos cerca de 27 milhões de brasileiros em idade de trabalhar e querendo trabalhar. Aqui em Teresina, vamos iniciar a parceria entre município, estado junto com o Governo Federal e o setor de comércio atacadista e varejista. O Carrefour aceitou o desafio de ir na nossa base de dados e selecionar pessoas e dar a oportunidade de fazer um curso no padrão Carrefour e, hoje, é a contratação junto com a inauguração. É um caminho que queremos trabalhar com todos os setores, privado e público. Onde houver contratação, dar oportunidade ao público do Cadastro Único. Digo que nossa constituição assegura uma renda básica de subsistência, mas as pessoas não querem subsistir, as pessoas querem viver com qualidade de vida e crescerem”, enfatizou o ministro piauiense.
De acordo com o CEO do Atacadão, Marcos Oliveira, o reforço de uma política profissionalizante que promova ascensão econômica é essencial. Ao todo, no esboço proveniente dessa parceria, serão 6.000 vagas de emprego.
“É uma parceria inédita entre o grupo Carrefour e o ministério, através do ministro Wellington Dias. O grupo Carrefour tem cerca de 150 mil funcionários espalhados no Brasil inteiro. Então, a parceria que está começando agora é para trocar informações do CAD Único com o Governo do Estado e com as prefeituras. Desse cadastro de pessoas que recebem o benefício farão nossa seleção para poderem ser contratadas. Esse projeto começa hoje, através da contratação de 5 pessoas, e temos uma meta de 500 vagas por mês, ou seja, 6.000 vagas por ano”, destacou Marcos Oliveira.
Uma dessas pessoas contratadas pelo Atacadão de Teresina foi Maria Fabiana Ferreira, que recebe o Bolsa Família há pelo menos 10 anos e foi contratada de carteira assinada pela primeira vez, como operadora de loja. Maria Fabiana falou da oportunidade de poder dar uma vida melhor aos seus dois filhos. “Eu estou me sentindo muito feliz e, graças a Deus, hoje, eu consegui realizar. Eu tenho dois filhos e tenho certeza que a vida deles vai melhorar muito depois de hoje. Sempre estive desempregada e ver minha carteira assinada é indescritível”, disse ao GP1.
Reformulação do benefício
Após haver uma investigação dos inscritos dentro do Bolsa Família, cerca de 1,5 milhão de beneficiários serão removidos do programa por irregularidades cadastrais. Conforme anunciado pelo ministério de Wellington Dias, os cadastrados recebem renda acima do limite para ter acesso ao auxílio e 400 mil são formados por registros unifamiliares, ou seja, que se registraram como se morassem sozinhos.
Ver todos os comentários | 0 |