Fechar
GP1

Pedro II - Piauí

Prefeitura de Pedro II apresenta projeto para iluminação pública

“Estamos dando um passo significativo rumo a uma cidade mais moderna”, disse a prefeita da cidade.

Divulgação/ Ascom 1 / 7 Prefeitura de Pedro II apresenta projeto para iluminação Prefeitura de Pedro II apresenta projeto para iluminação
Divulgação/ Ascom 2 / 7 A prefeitura promoveu, na sexta-feira (24), uma audiência pública na Câmara de Vereadores para apresentar detalhes do projeto A prefeitura promoveu, na sexta-feira (24), uma audiência pública na Câmara de Vereadores para apresentar detalhes do projeto
Divulgação/ Ascom 3 / 7 Prefeita Betinha Brandão Prefeita Betinha Brandão
Divulgação/ Ascom 4 / 7 Momento da audiência pública na Câmara de Vereadores Momento da audiência pública na Câmara de Vereadores
Divulgação/ Ascom 5 / 7 A prefeita Betinha Brandão destacou a importância do projeto para a cidade A prefeita Betinha Brandão destacou a importância do projeto para a cidade
Divulgação/ Ascom 6 / 7 Na ocasião, foi falado sobre os benefícios do projeto Na ocasião, foi falado sobre os benefícios do projeto
Divulgação/ Ascom 7 / 7 A iniciativa prevê investimentos de aproximadamente 10 milhões de reais A iniciativa prevê investimentos de aproximadamente 10 milhões de reais

A Prefeitura de Pedro II promoveu, na sexta-feira (24), uma audiência pública na Câmara de Vereadores para apresentar detalhes da Parceria Público-Privada (PPP) que visa substituir cerca de 6 mil pontos de luz no município. O projeto, desenvolvido em conjunto com as empresas V.SET e ELISYS, tem como objetivo modernizar a iluminação pública, tornando-a mais eficiente e sustentável.

Na sessão, a prefeita Betinha Brandão destacou a importância do projeto para o município. “Estamos dando um passo significativo rumo a uma cidade mais moderna e sustentável. A iluminação é fundamental para a segurança, valorização do patrimônio histórico e qualidade de vida da população. Com essa PPP, estamos investindo em tecnologia de ponta sem onerar os cidadãos”, considerou.


A gestora ainda ressaltou a necessidade de modernização das luminárias, destacando que as atuais consomem muita energia e não oferecem uma iluminação adequada. “A introdução de luminárias LED trará maior eficiência energética, reduzindo o consumo em mais de 50%, o que representa uma economia de mais de 1 milhão de reais por ano”, disse Betinha.

Alex Novais, representante das empresas envolvidas, explanou os benefícios do projeto para o município. "Hoje, no Brasil, esse é o seguimento que mais tem projetos de PPPs, principalmente pelos benefícios para a população, como por exemplo o aumento da sensação de segurança pública. Isso vai permitir que o cidadão vivencie as ruas da cidade a noite de forma mais presente, apreciar monumentos históricos com iluminação de destaque, agilidade no atendimento de solicitações, tudo isso irá contribuir com a qualidade de vida na cidade”, afirmou.

O projeto abrange a substituição das luminárias convencionais por tecnologia LED, a implantação de um sistema de telegestão para detecção de falhas, a instalação de câmeras de videomonitoramento e a iluminação de prédios históricos da cidade.

Com investimentos previstos de aproximadamente 10 milhões de reais, a iniciativa terá abrangência em todo o território do município, incluindo a zona rural. A parceria tem uma previsão contratual de 25 anos para o retorno do investimento. Foi assegurado também que não haverá aumento na contribuição de iluminação pública paga pelos cidadãos.

Em relação aos benefícios ambientais, infraestruturais e administrativos, a implementação das luminárias LED contribuirá para o aumento da iluminação na cidade, melhoria da qualidade da luz, redução significativa do consumo de energia, diminuição da emissão de gases de efeito estufa e ausência de poluição ambiental, uma vez que essas novas luminárias não possuem gases perigosos em sua composição.

O processo seguirá as Leis de Concessões e de Licitações, com a autorização para o desenvolvimento do projeto, realização da audiência e consulta pública, seguida pela publicação da licitação. A expectativa é que o leilão seja realizado em até 60 dias, e a empresa escolhida execute o projeto em até 12 meses. Ao final da execução, Pedro II será reconhecida como uma Cidade Inteligente do Brasil, incorporando tecnologias de ponta para melhorar a qualidade de vida de seus habitantes.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.