O deputado federal Florentino Neto (PT) retirou a pré-candidatura à Prefeitura de Parnaíba e optou por não declarar apoio a nenhum dos nomes colocados como alternativas no Município, como havia a expectativa em favor do deputado estadual Dr. Hélio Oliveira (MDB), que é pré-candidato. O comunicado ocorreu em coletiva de imprensa na sede do PT, em Teresina, nesta terça-feira (03).
Florentino disse que comunicou sua decisão ao governador Rafael Fonteles (PT-PI), ainda nessa segunda-feira (02), em reunião no Palácio de Karnak. Entre seus argumentos para o recuo, o parlamentar federal destacou a importância de manter a representatividade de Parnaíba no Congresso Nacional, além da dificuldade em conseguir construir um consenso em torno de um único nome do grupo para o Executivo parnaibano.
"Ontem comuniquei ao governador Rafael Fonteles a retirada do meu nome como pré-candidato em Parnaíba. A retirada do meu nome se deve a três fatores: primeiro, senti que meu eleitorado estava dividido, as pessoas chegavam para mim com entusiasmo, mas lamentavam a minha saída do Congresso Nacional, porque fiz uma campanha onde defendi a representatividade federal do Norte e de Parnaíba”, declarou Florentino.
O deputado federal prosseguiu com o detalhamento acerca de sua desistência. “Segundo fator, lideranças que votaram em mim, lamentavam a minha pré-candidatura em Parnaíba e diziam que iam ficar órfãos dessa representatividade. Então também pesou, esse apoio a minha base. Por fim, a dificuldade dos atores da base do Governo em Parnaíba, de entender que a vitória lá só se for um candidato apenas. Se nossa base estiver dividida, talvez, não encontraremos o caminho da vitória. Vejo a dificuldade de se distanciar do projeto individual de ser candidato. Então, em razão desses três fatores, decidi retirar minha pré-candidatura”, completou Florentino.
Não declarou apoio
O deputado federal não declarou seu apoio na cidade de Parnaíba e apontou que caberá ao Partidos dos Trabalhadores no Município tomar essa decisão ao final dos debates. Ele fez questão de ressaltar que nem o governador pediu apoio dele para alguns nomes que estão como pré-candidatos, a exemplo do deputado Dr. Hélio, do MDB.
“Fiz algum acordo, não, o govenador pediu que eu fizesse, não. Eu decidi apoiar algum candidato, não. Foi estabelecido lá que agora, a base tem que se unir e eu estou fazendo esse gesto também como um incentivo para a unidade. Vamos conversar com todos e conseguirmos para encontrar esse pré-candidato. Quero ser agora ativo no sentido de ajudar que a gente encontre unidade para a vitória. A decisão sobre apoio do PT, não é do Florentino. O PT é um partido que tem uma vida orgânica. Quem decide é a executiva do partido”, argumentou o petista.
Ver todos os comentários | 0 |