O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, inaugurou na noite deste sábado (27) o viaduto da Tabuleta, localizado na Avenida Barão de Gurguéia, zona sul. A solenidade aconteceu dentro da programação do aniversário de 170 anos da Capital, que contou ainda com o descerramento da placa com a presença de diversas autoridades presentes.
Em entrevista à imprensa, Dr. Pessoa disse que a obra representa a eficiência da sua administração. “Esse viaduto representa a proteção de vida, representa uma administração com eficiência, as atitudes do meu secretariado, da SAAD, representa a boa Teresina é o que representa. Uma obra que estava parada, uma obra que nós tivemos que licitar novamente e que agora nós estamos inaugurando”, falou.
Equilíbrio financeiro
“Nós pegamos a administração no vermelho e agora está no verde. Nós temos condições de terminar todas as obras que estavam paradas, de fazer uma grandiosa festa, principalmente, em agosto daqui a um ano porque nós estamos equilibrados financeiramente, nós estamos atentos, nós estamos com atitude eficiente, é isso que uma administração precisa, de lisura, de eficiência, de planejamento e tudo isso nós temos aqui na nossa administração”, completou Dr. Pessoa.
Obra paralisada
A obra teve início em 2018, mas foi paralisada em 2020 por conta da pandemia da covid-19. Os trabalhos foram retomados em abril de 2022, como destacou o superintendente da SAAD Sul, Juca Alves. “Nós fizemos uma atualização tanto do projeto quanto da planilha orçamentaria, conseguimos fazer uma nova licitação e iniciamos a obra em abril desse ano. Estamos entregando agora em agosto, que é o mês do aniversário de Teresina, a obra tinha prazo de entrega de seis meses e conseguimos antecipar para quatro meses”, afirmou.
“Uma obra de mobilidade urbana, seja ela onde for, é importante para a cidade. Melhora a trafegabilidade e o fluxo de quem transita nesse trecho tanto no sentido Henry Wall de Carvalho a Barão de Gurgueia e de quem vai no sentido de Timon a Teresina”, explicou Juca Alves.
Redução do congestionamento
O secretário de Governo, André Lopes, esteve presente e falou da importância do viaduto para o trânsito da região. “A gente tem certeza que essa obra vai ser de extrema importância para o fluxo de veículos aqui na zona sul, porque a gente tinha nesse entroncamento um grande gargalo, muito congestionamento, porque são vias de acesso à população para vários bairros aqui da região, então, eu tenho certeza que essa obra vai ajudar a descongestionar muito o trânsito aqui na área”, pontuou.
O investimento total foi de R$ 25 milhões, sendo R$ 4.915.374,82 foram aplicados somente na reta final, com recursos do FGTS.
Homenagem a Firmino Filho
O viaduto recebeu o nome do ex-prefeito Firmino Filho, que morreu no dia 6 de abril de 2021. A lei foi sancionada pelo prefeito Dr. Pessoa no dia 09 de julho.
"O melhor prefeito de Teresina"
Emocionada, Cristina Soares, filha do ex-prefeito Firmino Filho, que deu o nome ao viaduto, agradeceu a homenagem e destacou a importância do mês de agosto para o seu pai. “É uma imensa honra participar de um evento como esse, como filha de Firmino Filho posso afirmar que o mês de agosto sempre representou a força do seu trabalho e laços de amor que ele construiu com Teresina”, lembrou.
“Em todos os dias de agosto ele partia para sua alegre e extensa agenda de inaugurações de obras por toda a cidade. Eu e meus irmãos costumávamos brincar que para o meu pai o aniversário de Teresina era o evento mais importante mais até que o seu próprio aniversário, o sorriso nos seus olhos era maior”, ressaltou Cristina.
“Não tem quem ande em todo o canto dessa cidade e não veja o trabalho do meu pai, o prefeito mais brilhante da história de Teresina, competente, sério e digno. Viva Firmino Filho”, concluiu Cristina Soares.
Ver todos os comentários | 0 |