A Câmara Municipal de Teresina aprovou, nessa terça-feira (14), requerimento para antecipação da eleição para presidente da Casa Legislativa, que estava prevista para acontecer no final do ano. O nome do vereador Enzo Samuel já está colocado na disputa e a previsão é que a eleição da nova mesa diretora ocorra nesta quarta-feira (15).
O atual presidente Jeová Alencar explicou que o requerimento foi feito pelo vereador Deolindo Moura. “O vereador Deolino colocou no bojo da proposta o acirramento político, o antes e o pós-eleição, que poderá atrapalhar na eleição da mesa que estava prevista para dezembro, então, aqui buscando a unidade desta Casa, o vereador entendeu que seria melhor antecipar a eleição”, relatou.
“Eu já ouvi que já lançaram o nome do vereador Enzo. Uma chapa será encabeçada pelo vereador Enzo, mas está aberto a qualquer um dos 29 vereadores colocar o nome à disposição”, completou Jeová.
Jeová reforçou ainda que a eleição da mesa diretora é mais um trâmite interno da Câmara. “Aqui é apenas uma eleição interna dessa Casa. Não tem nada a ver com a base, não tem nada a ver com nenhum tipo de problema político externo. É apenas a composição e administração interna da Casa”, pontuou.
Jeová disse também acreditar em um consenso em torno da escolha de Enzo Samuel como presidente. “27 vereadores assinaram o requerimento [para antecipação da eleição] e expressaram a vontade e o desejo de ter o vereador Enzo Samuel no próximo biênio [como presidente]. Então, acredito que isso aí já concretiza praticamente a chapa formada pelo vereador Enzo”, analisou.
“Tem uma previsão legal no regimento. Ressalto que quando a gente toma posse a gente já vota logo no presidente, de imediato também, a gente nem conhece ninguém. Então, vai se abrir uma nova etapa do processo, que é o cadastramento de chapas, e eu espero que essa Casa possa escolher o melhor nome, que possa nos representar”, declarou o vereador Enzo Samuel sem confirmar se será candidato.
Ver todos os comentários | 0 |