Vídeos que viralizaram nas redes sociais mostram gatos sofrendo maus-tratos durante um evento em Caldeirão Grande do Piauí, distante 440 km de Teresina, na última sexta-feira (15). Nas imagens, é possível observar uma mulher quebrando um pote logo depois a população correndo atrás do animal, que está aparentemente assustado e ferido.
O delegado Emir Maia, da Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), informou ao GP1 que teve conhecimento dos vídeos e está investigando a denúncia de maus-tratos. O delegado garantiu que irá instaurar um inquérito policial para identificar os responsáveis pelas agressões aos gatos.
Os maus-tratos, que ocorrem durante a suposta brincadeira conhecida como "Quebra Pote", também foram registrados nas cidades de São Braz do Piauí e Inhuma, durante o final da Semana Santa.
Em nota divulgada nas redes sociais, a Prefeitura Municipal de Caldeirão Grande do Piauí informou que a ação, conhecida como “Quebra Pote” é realizada na cidade há décadas, mas destacou que a ação é organizada e realizada pela própria população e que não há nenhum tipo de incentivo do poder público.
A prefeitura também destacou que está empenhada em mudar essa realidade através de ações de conscientização por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
Ver todos os comentários | 0 |