Teresina iniciou, neste sábado (26), a etapa urbana da vacinação contra a raiva de cães e gatos, nas zonas Leste e Norte da capital. Além dos pontos de vacinação, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) abriu um posto drive-thru debaixo da Ponte Estaiada, ao lado da Guarda Municipal, das 8h às 17h. O posto teve por objetivo se tornar mais uma opção para os tutores de cães e gatos da capital.
“Eu sempre levo minha Belinha para vacinar. Importante estar protegida das diversas doenças. Espero que todos os tutores levem seus animais”, diz dona Conceição Arantes, tutora da cadela Belinha, de 5 anos.
O gerente de Zoonoses da FMS, Paulo Marques, ressalta a importância para que todos os animais sejam imunizados. “Convidamos todos os tutores de cães e gatos das zonas Sul e Sudeste a levarem seus animais a um dos postos de vacinação, no próximo sábado, e garantir a dose desses animais”, alerta o gestor. “A vacina é gratuita e é a única forma de prevenção contra a doença, que pode ser transmitida para humanos. Ou seja: protegendo o seu animal você também se protege”, reforça o gestor. As zonas Sul e Sudeste serão contempladas no próximo sábado (3).
A raiva é uma doença viral que pode ser prevenida e é transmitida para humanos, por meio de mordidas e arranhaduras de mamíferos já contaminados. A doença pode ser transmitida por animais silvestres, como furões, raposas, coiotes, guaxinins, gambás e morcegos, mas a campanha contempla cães e gatos por serem animais de companhia que possuem maior convívio com os humanos. Paulo Marques garante a segurança da vacina, que é constituída por vírus atenuado, 2% de tecido nervoso e conservantes a base de fenol e timerosol.
Ver todos os comentários | 0 |