O Ministério Público do Piauí, através do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), realizou uma fiscalização para evitar fraudes nos preços e promoções nas lojas durante a Black Friday e autuou uma loja nesta sexta-feira (25), no centro de Teresina. O GP1 apurou que o estabelecimento autuado se trata da loja de eletrodomésticos e móveis Magazine Liliane.
A fiscalização teve início durante a manhã e se estendeu até o fim do dia. Ao todo foram fiscalizados 11 estabelecimentos. O Procon informou que, no dia 9 de novembro, foi feito um levantamento de preços, a fim de averiguar se, no momento da Black Friday, as promoções anunciadas são verdadeiras ou não. Uma das práticas das lojas mais comuns é aumentar o valor antes da data e depois simular que o produto está na promoção.
“O objetivo foi ver se os produtos pesquisados estavam na promoção da Black Friday ou não. E estando na Black, se realmente o preço tinha baixado. Pois, algumas lojas às vezes aumentam o preço do produto um pouco antes da Black e depois baixam no dia da promoção. Ou seja, não baixou de fato. Nesses casos o que houve foi uma simulação, publicidade enganosa e vantagem excessiva sobre o consumidor. Foi esse problema que ocorreu na loja que foi autuada”, disse o fiscal Antônio Oliveira.
Está disponível no site do MPPI, o “Painel Procon Black Friday – 2022”, por meio do qual a população pode encontrar dicas, pesquisar preços e ter acesso a um ranking de resolutividade de lojas de comércio eletrônico e a canais para reclamação, caso o consumidor se sinta prejudicado. Caso a população perceba alguma irregularidade, a população tem a possibilidade de encaminhar denúncia para o e-mail [email protected]. O consumidor pode anexar fotos e vídeos que demonstrem os possíveis abusos.
Outro lado
Nenhum representante da loja Magazine Liliane foi localizado pelo GP1. O espaço segue aberto para esclarecimentos.
Ver todos os comentários | 0 |