A governadora Regina Sousa (PT) inaugurou, nesta terça-feira (04), o Núcleo de Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), na Colônia Agrícola Major César, que fica localizada na rodovia BR 343, em Altos.
O núcleo contará com uma sala para a prática da Justiça Restaurativa, que consiste em um local onde os detentos possam conversar sobre os conflitos gerados dentro do presídio para que seja sempre possível chegar a um acordo. A governadora Regina Sousa exaltou o projeto e disse que a ressocialização dos detentos é prioridade na sua gestão.
“Não é só abrigar, jogar em uma cela da comida e ele se ressocializa. O estado é responsável pela custódia, pelo abrigo e manter as pessoas privadas de liberdade, a pena deles é isso, privação de liberdade, qualquer outra coisa é exagero, até tortura. A gente tá saindo daquele exagero de achar que se fizeram mal a sociedade, tem que sofrer, então, agora para que eles possam sair daqui realmente ressocializados e prestar serviço lá fora. Já tem muita gente aqui prestando serviço à prefeitura, a prefeitura tem sempre um grupo, inclusive até falei agora que tem que cobrar, porque a prefeitura tem que pagar uma bolsa ou até uma cesta básica”, declarou a governadora.
Além disso, Regina Sousa também falou sobre os planos para o futuro, já que o projeto deverá ser expandido e implantado em outros presídios piauienses. “Esse é um trabalho que começou. Essa fábrica aqui ela já vai começar em Picos. Então, tem outras já encomendadas, comprada pra outro presídio. Isso ajuda. Os estudos também ajudam, quando eles estão sem fazer nada ficam pensando bobagem, inclusive em rebelião. Em sair de qualquer jeito”, concluiu Regina.
Ver todos os comentários | 0 |