Uma multidão de fiéis percorreu várias ruas na procissão do Santuário de São Francisco de Assis, no bairro Dirceu, zona sudeste de Teresina, na tarde desta terça-feira (04), data comemorativa ao aniversário de São Francisco de Assis.
O evento reuniu devotos e moradores de várias regiões de Teresina e até de outras cidades, que acompanham a procissão anualmente. O arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito, celebrou uma missa e abençoou a imagem de São Francisco de Assis antes de dar início à procissão no final da tarde.
Em entrevista ao GP1, o padre Paulo Fernandes, pároco do Santuário de São Francisco de Assis, comemorou a retomada da celebração, que nos dois anos anteriores aconteceu com público reduzido por conta da pandemia.
“Há dois anos que o povo estava querendo comemorar a festa de São Francisco e não conseguia, por causa da pandemia, mas esse ano, graças à Deus, do dia 25 pra cá a igreja está em festa. A igreja lotada, o povo vindo, tem pandemia, mas as pessoas estão vindo, querendo fazer a festa do padroeiro delas, vem gente de muito longe”, declarou o padre.
O religioso ressaltou a emoção de ver tantos fiéis, e seus diferentes propósitos, pagando promessas na igreja. “É bonito a gente perceber que as pessoas estão pagando promessas. Teve uma hoje pela manhã que fez com que meus olhos enchessem de água, a mãe cortando o cabelo, agradecendo pelo filho que estava com câncer e agora está curado, e ele também cortando o cabelo agradecendo pelo pedido que a mãe fez à Deus através de São Francisco”, disse o pároco.
Livramento na pandemia
Erisleide Pereira da Silva, 43 anos, entrou de joelhos na igreja agradecendo o fato de ninguém de sua família ter contraído covid-19 no pico da pandemia.
“Enquanto vida e saúde eu tiver eu vou estar firme e forte. É promessa, já alcancei e enquanto tiver condições de entrar eu entrarei. Veio uma pandemia dessas e ninguém da minha família ter pego a doença, estarem todos com vida e saúde, já é uma graça alcançada. Sei que o chão é quente, mas é uma vez por ano e vale à pena, porque São Francisco é um santo maravilhoso. Enquanto vida eu tiver, foi a promessa que eu fiz, eu venho com essa cultura, tudo que eu peço, tudo que boto nas mãos dele e nas mãos de Deus, sempre é alcançado”, afirmou Erisleide Pereira, bastante emocionada.
Procissão em família
Maria da Paixão, 59 anos, frequenta a procissão há 5 anos acompanhada do esposo e da filha. “É um momento de fé, de agradecimento, de livramento. A palavra certa é gratidão, por todo o livramento que a gente teve, muitas famílias não alcançaram a graça de estar aqui completas e nós estamos aqui”, ressaltou a devota de São Francisco.
A procissão seguiu pelas principais ruas do Dirceu e finalizou na igreja, com a celebração de uma missa, que marca o encerramento dos festejos de São Francisco de Assis.
Ver todos os comentários | 0 |