Durante entrevista à imprensa nesta terça-feira (15) o vereador Aluísio Sampaio (Progressistas) avaliou que a pandemia da covid-19 foi responsável pelo estrangulamento do setor de transporte público em Teresina. Os vereadores ouviram hoje os ex-gestores da Strans no âmbito da CPI do Transporte Público.
O vereador, que também é advogado, destacou que a Prefeitura de Teresina sempre deu subsídios para as empresas para cobrir a tarifa social, que tem como objetivo equacionar o valor da passagem para a população mais carente. O valor repassado pela prefeitura também cobre as gratuidades e tarifa para os estudantes.
“A avaliação que eu faço é que o sistema para funcionar precisava ter um preço mais atrativo e foi estabelecido uma tarifa social desde o início da licitação não vinha sendo paga de acordo com o valor pedido pelos empresários”, afirmou.
Aluísio destacou que sempre que os empresários solicitavam um valor, a prefeitura fazia um acordo com um valor abaixo. A pandemia, no entanto, aumentou os problemas no sistema.
“Sempre houve questionamento e sempre houve acordos, inclusive muitos deles judiciais. E quando a pandemia iniciou em março de 2020 esse sistema estrangulou. Para voltar ao sistema precisa sentar novamente em uma mesa redonda, renegociar e a prefeitura cobrar um serviço de maior qualidade porque o que estamos percebendo é o sistema perdendo usuário”, finalizou.
Ver todos os comentários | 0 |