Na noite desta quinta-feira (06), por volta das 23 horas, equipes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) encontraram os restos mortais de Maria Jaqueliny Mendes e Silva que estava desaparecida há 5 anos.
A ossada foi encontrada enterrada a uma profundidade de 2 metros ao lado de um pé de manga no quintal da residência onde a vítima morava, no bairro Monte Verde, na zona norte de Teresina. No local, também foram encontradas várias peças de roupas femininas.
Os restos mortais serão objeto de verificação de compatibilidade genética para comprovar a identidade da vítima.
Entenda o caso
Na manhã desta quinta-feira (06), o DHPP prendeu Jairo Silva Santana acusado de matar e ocultar o corpo de Maria Jaqueliny. De acordo com informações do DHPP, a vítima desapareceu ainda em 2015, mas somente em outubro de 2020 é que foi registrado o boletim de ocorrência dando início às investigações. Consta ainda que uma das filhas de Jaqueliny tinha constantes pesadelos com a mãe pedindo socorro.
"Essa mulher estava desaparecida há mais de cinco anos, o DHPP começou a investigar o fato quando teve notícia do desaparecimento através de familiares e no decorrer da investigação houve notícias de que vizinhos escutavam barulho da vítima apanhando do companheiro", contou o delegado geral Luccy Leiko.
Segundo o delegado Luís Guilherme, responsável pelo inquérito, a polícia iniciou as investigações fazendo uma busca usando o CPF da vítima para identificar movimentações feitas por Jaqueliny, já que Jairo havia vendido a casa dela, ainda em 2015, com o argumento de que ela havia ido embora para o estado do Maranhão.
Ainda de acordo com informações colhidas durante as investigações, a vítima morava sozinha no bairro Monte Alegre e se relacionava com Jairo, que por sua vez era casado. No entanto, a relação entre os dois era abusiva e com vários episódios de violência física e moral contra a vítima.
À polícia, os vizinhos relataram que Jaqueliny era constantemente agredida e que há 6 anos ouviram gritos de Jairo e Jaqueliny discutindo e brigando. Durante a briga foram ouvidos objetos quebrando dando a entender que eles estavam em luta corporal. Foi informando ainda que Jaqueliny chegou a pedir socorro e gritar que Jairo ira lhe matar. Depois os vizinhos não ouviram mais nada.
"Houve também notícias de que foi feita uma reforma no quintal da casa quando suspeitou-se que lá havia sido enterrado o corpo. O delegado então, representou pela prisão temporária do suspeito e por busca e apreensão e, ontem, ao fazer escavações foi encontrada a ossada que será submetida a exame para confirmar a identificação", relatou Keiko.
Após a prisão, Jairo foi interrogado tendo a princípio negado o crime, mas após se deparar com fatos já comprovados, confessou o crime e na parte da tarde se dispôs a informar o local onde o corpo teria sido ocultado/enterrado.
Já por volta das 23 horas, os restos morais foram encontrados no quintal da casa da vítima.
Ver todos os comentários | 0 |