O educador físico Demóstenes Ribeiro está articulando junto ao vereador Renato Berger (PSD) a apresentação na Câmara dos Vereadores de um Projeto de Lei Municipal que reconhece a atividade física como essencial, no contexto da pandemia da covid-19. Um dos objetivos é garantir que estabelecimentos como academias tenham o direito de funcionar durante medidas restritivas como lockdown.
Demóstenes conversou com o GP1 na tarde desta segunda-feira (22) e explicou que a ideia de criar um dispositivo legal a nível municipal surgiu após o Governo do Estado sancionar em janeiro a Lei nº 7.459, reconhecendo como essencial a prestação dos serviços de atividade física no Piauí.
Segundo o professor, mesmo com a lei estadual, os últimos decretos com medidas restritivas durante os finais de semana proibiam a abertura de academias e espaços para prática de exercícios.
“Teve um fator determinante para eu encampar essa ideia do projeto de lei a nível municipal, que foi o fato de o governo assinar no dia 14 de janeiro a lei e que reconhece a atividade física como essencial e logo em seguida no decreto desconhecer isso. Então, já que a lei a nível estadual não está valendo estou me desdobrando para que a gente crie a lei municipal para que realmente possa valer”, declarou Demóstenes.
O professor também está em diálogo com o vereador Victor Paixão (PSD), de São Raimundo Nonato, que deve apresentar proposta semelhante na Câmara de Vereadores da cidade.
Demóstenes Ribeiro esteve reunido com vereador Victor Paixão e com proprietários de academias do município, para discutir a elaboração do projeto de lei.
Em Teresina, a proposta deve ser apresentada pelo vereador Renato Berger na Câmara Municipal na quarta-feira (24).
Ver todos os comentários | 0 |