Moradores da Vila Madre Teresa, localizada na zona leste de Teresina, denunciaram ao GP1 que a obra de construção do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da região está parada há cerca de dois anos.
Segundos os moradores do bairro, a suspensão da obra trouxe insegurança à população, tendo em vista que o local tem sido tomado por usuários de drogas. "São várias coisas ruins, algo tem que ser feito. Essa obra já tem vários anos parada e só traz malefícios pra gente", afirmou o morador Alisson Oliveira.
Ainda conforme os moradores, populares têm utilizado o espaço para descartar lixo, dejetos e até mesmo para abandonar animais, e temem que isso possa trazer enfermidades à população. Além disso, no local há um grande acúmulo de água parada e com a chegada do período chuvoso na Capital, a situação do espaço pode dar abertura para proliferação de mosquitos da dengue.
"Um dos malefícios, o principal, está sendo o acúmulo de lixo. Só porque está abandonado, aberto e exposto, as pessoas jogam lixo. Tem muito mato e as pessoas acham que podem estar jogando lixo e isso cria também muito reservatório para mosquito, e pelo fato de eu morar aqui perto isso nos deixa com medo de estar pegando doenças. Isso fora as outras coisas, que são várias coisas ruins", lamentou o morador.
Policiamento na região
Ao GP1, a comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar, coronel Joseline, informou que a segurança do local deve ser realizada pelo órgão responsável pela construção do CAPS. No entanto, garantiu que a PM está à disposição dos moradores, que podem entrar em contato com o 5º Batalhão, que continuará realizando as rondas pela região.
"Em toda nossa área, quando a população solicita a Polícia Militar por questões de segurança, a gente comparece. Mas a segurança da obra é responsabilidade da empresa. Porém a população pode entrar em contato e nós iremos continuar realizando a segurança da região", garantiu.
O que diz a Fundação Municipal de Saúde
O GP1 buscou a Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), a fim de saber o que ocasionou a suspensão da obra. Segundo a FMS, a construção está parada porque o contrato com a construtora está suspenso devido ao não cumprimento das cláusulas.
Confira a nota na íntegra:
"A FMS informa que a obra do CAPS Leste está temporariamente parada porque o contrato com a construturora licitada foi suspenso por não cumprimento das cláusulas. A FMS aguarda agora a realização de nova licitação."
Ver todos os comentários | 0 |