O governador Wellington Dias (PT) decretou o tombamento do antigo Sanatório Meduna e todo seu entorno, localizado no bairro Cabral, região centro-norte de Teresina. O decreto foi assinado nessa sexta-feira (05) e publicado no Diário Oficial do Estado do Piauí.
O tombamento foi proposto pela Coordenação de Registro e Conservação da Secretaria de Estado de Cultura (SECULT) e aprovado, por unanimidade, pelo Conselho Estadual de Cultura, no dia 24 de junho de 2021.
Com o decreto, o imóvel passa a integrar o Patrimônio Histórico, Artístico e Paisagístico do Estado do Piauí. São 1.230,87 m² de área construída e 8.598,51 m² de área de proteção que foram tombadas.
O Sanatório Meduna está localizado dentro da propriedade do Grupo Sá Cavalcante, ao lado do Shopping Rio Poty. O tombamento não altera a propriedade do imóvel, mas proíbe que ele seja descaracterizado ou demolido.
Conselho municipal também aprovou tombamento
O Conselho Municipal de Política Cultural de Teresina (CMPC) aprovou, no dia 7 de junho, parecer favorável ao processo de tombamento do antigo Sanatório Meduna. A pauta foi encaminhada ao prefeito Dr. Pessoa (MDB), a quem caberá a homologação definitiva da proposta, por meio de Lei Municipal.
Ver todos os comentários | 0 |