O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) abriu processo de tombamento do prédio do antigo Sanatório Meduna no dia 21 de junho. Recentemente, o tombamento foi aprovado pelo Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) de Teresina.
O GP1 conversou nesta segunda-feira (05) com o presidente do CMPC, João Henrique Vieira, que comemorou a abertura do processo no Iphan. Ele explicou que o procedimento tramita nas três esferas (municipal, estadual e federal).
“O conselho recebe com muita satisfação mais uma notícia desse processo de tombamento do Meduna, agora oficialmente a abertura do processo no Iphan, ou seja, na esfera federal. O processo já tramitou na esfera estadual e aguarda posição do governador, e no âmbito municipal, o conselho, que tem a prerrogativa de emitir esses pareceres sobre tombamento, se reuniu, analisou a questão e foi aprovado parecer pedindo tombamento e encaminhado esse parecer para o prefeito”, explicou.
João Henrique explicou que o prédio já é protegido com o reconhecimento do conselho municipal, no entanto, o tombamento precisa ser homologado.
“Esperamos que a prefeitura homologue esse tombamento, para que a gente garanta a preservação desse bem e que possamos começar um diálogo com os proprietários sobre a melhor maneira de se utilizar aquele espaço, que é um bem privado, porém, de importância para a cidade, por isso batalhamos pelo tombamento”, ressaltou o presidente do Conselho Municipal de Política Cultural.
Ver todos os comentários | 0 |