A Fundação Municipal de Saúde (FMS) dará continuidade a campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos neste sábado (06) nas regiões sul e sudeste de Teresina e em seguida será a vacinação na zona rural, ainda neste mês de novembro. A campanha já havia sido iniciada do dia 30 de outubro, que aconteceu em 136 postos das zonas norte e leste.
De acordo com FMS, essa logística em datas por zona da cidade tem o intuito de atender o maior número de animais. A vacina é gratuita e é a única forma de prevenção contra a raiva, que pode ser transmitida para seres humanos e provocar até a morte.
O gerente de Zoonoses da FMS, Paulo Marques, deixou um recado aos tutores de cães e gatos para que levem seus animais que tenham idade a partir de três meses para serem imunizados. “Essa vacina é muito importante para que cães e gatos fiquem vacinados contra a raiva, que é uma doença grave e, por isso, tutores das zonas Norte e Leste devem levar seus animais a um dos postos de vacinação”, diz.
Paulo Marques garante a segurança da vacina, que é constituída por vírus atenuado, 2% de tecido nervoso e conservantes à base de fenol e timerosol.
Perigos da raiva
A raiva é uma doença infecciosa viral aguda que compromete o sistema nervoso central, que acomete mamíferos e inclusive o ser humano, caracterizando-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%. A vacinação torna-se nesses casos a forma de proteção eficaz para evitar o contágio. A transmissão da raiva para o ser humano, se dá através da saliva de animais que estejam infectados com o vírus.Fundação Municipal de Saúde
Ver todos os comentários | 0 |