Um morador procurou o GP1, na tarde de segunda-feira (25), para denunciar o descarte irregular de lixo no bairro Pedra Mole, zona leste de Teresina, que vem incomodando várias pessoas que vivem nas proximidades de um terreno abandonado.
De acordo com o morador Raimundo, além do mau cheiro e da quantidade de moscas que acaba invadindo às casas que ficam próximo ao acúmulo de lixo, o problema pode acarretar em doenças em razão da sujeira, que está espalhada no local.
“As próprias pessoas ficam jogando lixo no local, além de carroceiros que vêm e descarregam várias coisas no terreno. Quem mais reclama é o vizinho que mora ao lado, ele vive ligando para reclamar sobre o acúmulo de lixo, ainda mais porquê ele tem uma filha pequena, mas ninguém faz nada. Quando o carro do lixo passa aqui ele só recolhe o lixo que está nas portas das casas”, explica Raimundo.
Cansados, os próprios moradores já resolveram pagar uma pessoa, a fim de fazer a limpeza no local, evitando mais transtornos provocado pelo acúmulo de lixo.
O que prevê a lei
De acordo com a Lei 2.312 de 3 de setembro, pelo Código Nacional da Saúde, o descarte inadequado de lixo é proibido no Brasil desde 1954. Essa proibição foi reforçada pela Política Nacional de Meio Ambiente, e recentemente, 2010, pela Política Nacional dos Resíduos Sólidos.
Outro lado
Procurada pelo GP1, a assessoria da Semduh afirmou que a Saad Leste irá notificar o dono do terreno para realizar a limpeza do local e caso seja um terreno da prefeitura deverá será limpo imediatamente.
Confira a nota na íntegra
A respeito do terreno baldio que tem acumulado lixo no Bairro Pedra Mole, na zona leste de Teresina, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH) afirma que ainda não havia recebido reclamações sobre o local, mas vai enviar técnicos da Coordenação de Limpeza Pública para verificar a situação in loco até a segunda-feira, 25 de outubro.
Caso o local se trate de um terreno particular, a Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas da zona leste (Saad Leste) deverá notificar o proprietário para que a limpeza seja realizada. Caso seja um terreno da Prefeitura Municipal, a limpeza será feita imediatamente.
Ressaltamos que jogar lixo em local proibido gera multa que vai de R$ 369,00 a R$ 3.690,00.
Ver todos os comentários | 0 |