A sede do Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI), localizada no bairro Ilhotas, em Teresina, servirá como posto de vacinação contra a covid-19 para médicos do estado. O conselho divulgou uma nota, nesse sábado (16) informando a decisão.
Em nota, o CRM-PI também se posicionou favorável à vacinação contra a doença causada pelo novo coronavírus, destacando que a vacina deve ser aplicada sob o monitoramento técnico e científico das instituições, viabilizando o acesso da população piauiense aos imunizantes.
No plano de vacinação divulgado pelo Governo do Estado na sexta-feira (15), os trabalhadores da área da saúde foram colocados na 1° fase de vacinação.
Confira a nota do Conselho Regional de Medicina na íntegra:
VACINAS CONTRA COVID-19: POSICIONAMENTO DO CRM-PI
O Conselho Regional de Medicina do Estado do Piauí (CRM-PI), na qualidade de órgão orientador e fiscalizador do exercício ético da atividade médica e cumprindo seu papel social, vem informar, após deliberação de seus Conselheiros, por meio de reunião extraordinária realizada na data de 14.01.2021, o que segue:
A pandemia causada pela Covid-19, que já ceifou a vida de mais de 200 mil cidadãos brasileiros, encontra-se na iminência de ser contida por meio da grande vitória obtida pela ciência mundial: as vacinas.
O árduo percurso até este tão esperado momento foi trilhado graças aos incansáveis esforços de diversos países e empresas farmacêuticas em busca de uma vacina segura e eficaz contra a Covid-19.
Muito embora a “boa nova” tenha trazido consigo a esperança de total superação da situação que estamos enfrentando, a propagação de falsas notícias e os interesses políticos sobre a eficácia das vacinas têm desencadeado dúvidas e incertezas na população.
Tais impressões só existem porque os propagadores de “fake news” desconsideram e desrespeitam os resultados divulgados, que apontam taxas de eficácia da vacina que tornam possível a redução do número de casos de Covid-19 de maneira geral e, em particular, em relação às formas graves da doença.
Fato é que a imunização de grande parcela da população é imprescindível para que ocorra a redução significativa da circulação do vírus e, consequentemente, da transmissão. Dessa forma, será possível conter o avanço da pandemia e permitir o retorno das atividades sociais em geral.
Assim, este CRM-PI, diante do desconexo cenário informacional indiscutivelmente evitável, vem posicionar-se favoravelmente em relação à vacinação contra a Covid-19, a qual deve ser realizada sob o monitoramento técnico e científico das instituições competentes, no sentido de viabilizar o acesso da população a vacinas seguras e eficazes.
Ver todos os comentários | 0 |