A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou na tarde desta quinta-feira (14), que a triagem dos 30 pacientes diagnosticados com covid-19 que estão sendo transferidos de Manaus para o Hospital Universitário (HU) em Teresina, será feita por pelos médicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), quando o avião pousar no Aeroporto Petrônio Portella, por volta das 18h de hoje.
Em entrevista ao GP1, a médica do Samu, Ana Tecla Andrade Correia Lima, ressaltou que a triagem é realizada para saber em que tipo de ambulância cada paciente deve ser colocado.
“São 3 ambulâncias básicas, 1 intermediária e 2 avançadas do Samu, 1 básica e uma 1 avançada da Sesapi e uma van do HU. Para saber qual cada paciente deve usar, os dois médicos de suporte avançado irão fazer a triagem deles pelo Método Start”, informou a médica.
Ela ainda detalhou como será o procedimento dentro do Avião da Força Aérea Brasileira (FAB), quando aterrissar em solo teresinense. “Os médicos vão adentrar rapidamente no avião, fazer o levantamento sobre o estado de saúde dos pacientes e fazer o escoamento rápido deles para as ambulâncias. Os mais graves sairão primeiro”, detalhou Ana Tecla.
Ver todos os comentários | 0 |