A circulação dos ônibus do transporte público será retomada com aumento da frota e limitação no número de passageiros por veículo a partir de segunda-feira (24) em Teresina. Neste final de semana, com a continuidade das restrições para o funcionamento das atividades econômicas, o serviço será suspenso com objetivo de reduzir a disseminação do novo coronavírus (covid-19) em Teresina.
O novo decreto publicado pelo prefeito de Teresina Firmino Filho (PSDB) estabelece que os ônibus só poderão circular com o quantitativo de passageiros sentados, o que será controlado em cada viagem por motoristas e cobradores.
Além disso, também foi estabelecido que as empresas que operam o sistema de transporte público devem aumentar a frota de veículos em circulação. A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) emitirá a ordem de serviço ainda nessa sexta-feira (21), para que os consórcios se adequem às determinações e estabeleçam novos quadros de horário.
- Foto: Alef Leão/GP1Ônibus na Praça da Bandeira em Teresina
O superintendente da Strans, Weldon Bandeira, pediu a colaboração dos usuários nessa nova etapa. “A partir de segunda-feira, os usuários do transporte público irão contar com mais ônibus circulando. Mas precisamos da colaboração de todos nessa nova etapa para que não haja aglomerações e que só embarquem somente em veículos com disponibilidade de vagas”, falou Weldon.
O gerente de planejamento da Strans, Denilson Guerra, esclareceu que a partir da ordem de serviço, as operadoras deverão se adequar e apresentar um novo quadro de horário, com mais veículos disponíveis. “A partir do retorno das operadoras, poderemos divulgar os novos quadros de horários e o aumento da frota em número”, falou Guerra.
Percurso
Os ônibus vão continuar fazendo o percurso dos bairros para o Centro, já que os terminais de integração permanecem desativados para evitar aglomerações. Os fiscais de transporte da Strans contarão com o apoio da Guarda Civil Municipal durante as fiscalizações. Quem descumprir as determinações estará sujeito à aplicação de multas.
Gratuidade
O transporte público também voltou a permitir a gratuidade do serviço de transporte coletivo aos idosos, desde a última quinta-feira, após decisão liminar do Juiz da 2ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública. A determinação é oriunda de uma Ação Civil ajuizada pela Defensoria Pública do Estado do Piauí.
O benefício havia sido suspenso pela Prefeitura de Teresina, por meio de Decreto Nº 19.541, de 23 de março de 2020, como forma de reforçar o isolamento social aos idosos, que fazem parte do grupo de risco da covid-19.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Covid-19: ônibus só poderão circular com passageiros sentados em Teresina
Gratuidade para idosos nos ônibus volta a valer hoje em Teresina
Ver todos os comentários | 0 |