A gratuidade para idosos no transporte público da cidade de Teresina volta a valer a partir desta quinta-feira (20). A decisão foi confirmada ao GP1 pelo superintendente Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), Weldon Bandeira.
O serviço gratuito para os idosos será retomado após a Defensoria Pública conseguir liminar favorável na última sexta-feira (14) em Ação Civil Pública. A retomada da gratuidade foi concedida pela 2º Vara dos Feitos da Fazenda Pública da capital, mas de acordo com Weldon, a Prefeitura deve recorrer da decisão.
- Foto: Alef Leão/GP1Ônibus na Praça da Bandeira em Teresina
Weldon Bandeira destacou que com a decisão, cerca de 3.500 idosos poderão retornar a andar gratuitamente no transporte coletivo da capital. A Prefeitura de Teresina havia suspendido o serviço gratuito como uma forma de garantir maior isolamento social entre os idosos. A medida, segundo Bandeira, poderá acarretar no aumento de número de casos de infectados com a covid-19, tendo em vista que se trata de um grupo de risco.
“O certo é que é uma categoria de risco e a prefeitura tomou essa atitude [de suspender a gratuidade] para evitar a disseminação do vírus. É lamentável, a gente entende a necessidade do idoso, mas ele pode, na maioria das vezes, contar com a ajuda de um parente mais novo, ou em uma necessidade muito especial dar outro jeito que não seja transporte coletivo”, afirmou.
O superintendente pediu ainda que os idosos evitem sair de casa, já que infectologistas entendem que a melhor maneira de prevenção é o isolamento social. “Segundo informações de especialistas em saúde, o isolamento social ainda é a única maneira de preservar, de evitar o contágio. A prefeitura deverá recorrer dessa decisão, porque é inapropriado nesse momento”, finalizou Bandeira.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Defensoria Pública retoma gratuidade a idosos nos ônibus de Teresina
Ver todos os comentários | 0 |