Devido à pandemia do novo coronavírus, os católicos picoenses celebraram Corpus Christi sem a tradicional procissão sobre os tapetas coloridos. A missa desta quinta-feira, 11 de junho, na Igreja Catedral, foi presidida pelo bispo diocesano de Picos, dom Plínio José Luz da Silva, sem a presença dos fiéis.
As celebrações presencias estão suspensas em Picos desde o dia 21 de março por conta da pandemia do novo coronavírus. Por isso, a missa de Corpus Christi aconteceu com as portas da Catedral fechadas, com a presença apenas dos celebrantes e pequeno grupo de auxiliares. Os devotos acompanharam através do rádio e do fecebook.
- Foto: José Maria Barros/GP1Dom Plínio comanda adoração ao Santíssimo Sacramento
Adoração ao Santíssimo
Em uma exceção, as portas da Catedral Nossa Senhora dos Remédios foram abertas em horário especial para os fiéis fazerem a adoração ao Santíssimo Sacramento. Porém, o templo foi fechado no horário da celebração da missa, às 17 horas.
Para que os fiéis tivessem acesso a Catedral durante a adoração ao Santíssimo Sacramento, a Paróquia atendeu todo um protocolo de segurança. Antes de adentrar as dependências da Igreja, os católicos tinham que higienizar as mãos com álcool em gel, manterem a distância um do outro e usarem máscaras.
- Foto: José Maria Barros/GP1Adoração ao Santíssimo Sacramento
Durante a adoração do Santíssimo Sacramento, dom Plínio José agradeceu a presença dos fiéis e falou das medidas restritivas adotadas por causa da pandemia do novo coronavírus.
“Meus irmãos, após uma temporada de três meses sem a presença dos fiéis na Igreja Catedral Nossa Senhora dos Remédios, hoje fizemos uma exceção por conta do momento em que estamos celebrando. Creio que vocês vão compreender! Muito nos marca essa presença!” – destacou com Plínio.
- Foto: José Maria Barros/GP1Devotos participam da adoração ao Santíssimo Sacramento
Corpus Christi
Segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a celebração de Corpus Christi acontece em todo o mundo católico no único dia em que o Santíssimo Sacramento – o corpo de Cristo presente na hóstia consagrada – é levado em procissão pelas ruas. No entanto, em razão da pandemia do coronavírus, hoje essa procissão não aconteceu hoje em Picos.
- Foto: José Maria Barros/GP1Fiéis acompanham adoração ao Santíssimo Sacramento
Ver todos os comentários | 0 |