O prefeito Firmino Filho (PSDB) entregou na noite desta segunda-feira (09) a reforma do Hospital Alberto Neto, do bairro Dirceu II. A requalificação recebeu um investimento de R$ 2.103.182,77 (dois milhões, cento e três mil, cento e oitenta e dois reais e setenta e sete centavos), valor oriundo de recursos federais e próprios da gestão municipal. A solenidade de inauguração contou com a presença de autoridades, como o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Charles da Silveira, o senador Ciro Nogueira (Progressistas), o ex-prefeito Sílvio Mendes e o vereador Evandro Hidd, superintendente da SDU Sudeste.
De acordo com o prefeito Firmino Filho, a reforma no Hospital do Dirceu se fazia necessária, devido ao fato de o prédio da unidade ser bastante antigo. “Nós temos a Unidade de Pronto Atendimento [UPA] do Renascença, mas a grande referência não apenas em termos de urgência e emergência, mas também em termos de média complexidade, é justamente esse hospital do Dirceu II, o Hospital Alberto Neto, que no passado era Estadual, e que foi repassado para a Prefeitura Municipal. O prédio era bastante antigo e foi justamente por isso que nós vimos a necessidade de fazer a requalificação desse espaço, um hospital de porte médio, com boa estrutura para servir essa grande região do Dirceu Arcoverde”, ressaltou.
Ainda segundo o prefeito, tal reforma faz parte de um projeto maior, de requalificação da rede de saúde de Teresina. “Essa obra faz parte desse processo de reestruturação, de requalificação da rede de assistência de saúde de Teresina, que passa não apenas pelas melhorias de condições de infraestrutura na atenção básica, com as reformas e construções de novas unidades básicas de saúde, mas também pelas reformas e requalificações dos nossos hospitais”, declarou.
Última ação de Charles
A entrega do hospital foi a última ação de Charles da Silveira a frente da presidência da FMS. Na inauguração, o então presidente destacou o impacto positivo que a reforma vai causar na região do Grande Dirceu.
“O povo ganha com uma melhor estrutura e um melhor atendimento, nós adequamos uma estrutura, que tinha mais de 38 anos de funcionamento, dentro das regras do Ministério da Saúde. Aumentamos a quantidade de leitos e teremos aqui duas salas de cirurgia para atender a população. É melhor serviço, melhor qualidade no atendimento para a população da região sudeste de Teresina”, colocou Charles.
Nova estrutura
Com uma área total de 2360,93 m², a nova estrutura conta com duas recepções, quatro banheiros, sala de serviço social, sala de registro, sala de acolhimento, sala para sutura, sala de preparo, dois consultórios odontológicos, sala de reanimação, inalação, nove consultórios médicos, sala de medicamentos, farmácia, sala de observação, centro cirúrgico (incluindo duas salas cirúrgicas), repousos médicos, raio-X, ultrassom, nove enfermarias, sala de nutrição, cozinha, refeitório e área da administração.
A unidade funcionará no regime de atendimento de urgência, nas áreas de pediatria, clínica médica, cirurgia geral e ambulatorial, com atendimentos de ginecologia, reumatologia, cardiologia, ortopedia, psiquiatria, psicologia, nutrição, pediatria e clínica médica.
O hospital possui agora um total de 53 leitos para internação, dos quais 15 são para clínica cirúrgica, 24 leitos de clínica médica, seis leitos de clínica pediátrica, além de um leito de isolamento e sete de observação. Já na área de exames, serão disponibilizados procedimentos como aerosol, eletrocardiograma, procedimentos odontológicos, raio-x e ultrassonografia.
Ver todos os comentários | 0 |