A boca de urna na Alemanha confirmou o favoritismo do bloco conservador nas eleições gerais que acontecem neste domingo (23) no país. Formado pela União Democrata-Cristã e pela União Social Cristã (CDU/CSU), os dois partidos têm entre 28,5% e 29% dos votos. O partido da direita nacionalista Alternativa para a Alemanha (AfD) também está entre os favoritos, com 19,5% e 20%.
Diante desse resultado, o pleito deve consagrar Friedrich Merz como o próximo chanceler alemão. Enquanto isso, as pesquisas de boca de urna indicam que o partido do atual chanceler Olaf Scholz, Partido Social-Democrata (SPD), obtém entre 16% e 16,5% dos votos, ocupando o terceiro lugar na disputa.
Em quarto lugar estão o Verde, com 12% e 13% dos votos. Na quinta posição do páreo está o Partido de Esquerda, com 8,5% e 9%. Para ingressar na Câmara baixa do Parlamento alemão, o Bundestag, é preciso que a legenda obtenha pelo menos 5% dos votos, o que levantou um ponto de interrogação em relação ao liberal FDP e o partido populista de esquerda Aliança Sahra Wagenknecht (BSW).
Na boca de urna, respectivamente, um aparece entre 4,9% e 5% dos votos; enquanto o segunda está entre 4,7% e 5%.
Ver todos os comentários | 0 |