A 2ª Vara do Tribunal Popular do Júri marcou para o dia 17 de março deste ano a audiência de instrução e julgamento de Israel de Macedo Silva, acusado de assassinar um garçom identificado como Francisco Vinícius Santiago de Santana, 20 anos, no dia 08 de dezembro de 2018, em frente à Toca do Bode, na Avenida João XXIII, zona leste de Teresina.
O crime foi registrado por uma câmera de segurança e as imagens foram anexadas ao inquérito produzido pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa – DHPP – que conseguiu chegar até o acusado do crime.
Em entrevista ao GP1, o delegado Hildson Rodrigues, que preside as investigações sobre o caso, informou que o levantamento feito pela equipe de investigadores constatou que a vítima foi abordada em frente ao Bar Toca do Bode, onde havia várias pessoas que presenciaram a cena.
“O Israel executou Francisco Vinícius com cinco disparos de arma de fogo sem o menor constrangimento, em via pública, mesmo no adiantar da hora, 4 da madrugada, mas com muita gente, muitos clientes, tanto que o corpo da vítima ficou estendido naquela avenida tão movimentada aguardando o corpo pericial e a remoção”, relatou.
- Foto: Lucas Dias/GP1Hildson Rodrigues
Motivação
Ao ser preso, Israel confessou o crime, declinando a motivação para tal. Segundo ele, o homicídio se deu para vingar a morte de seu irmão. “Não está 100% comprovado, mas segundo ele alega, Francisco Vinícius teria conduzido o carro em que o autor da morte do irmão de Israel se fazia presente, segundo Israel, Francisco Vinícius teria dado fuga ao homicida que ceifou a vida do irmão dele”, pontuou.
Outro homicídio
Os policiais do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa – DHPP - elucidaram um crime ocorrido no último dia 03 de novembro 2018, envolvendo a tentativa de homicídio do filho de um policial rodoviária federal, que terminou com um mecânico assassinado. O fato foi registrado na Avenida Nicanor Barreto, localizada no bairro Vale Quem Tem, zona leste de Teresina.
De acordo com o delegado Hildson Rodrigues, ficou comprovado que no início da noite do crime o filho do PRF, Augusto Matheus Falcão de Montanha Costa, se deslocava pela Avenida Nicanor Barreto em seu veículo, um Fiat Uno, juntamente com o mecânico Edilson da Silva Santos Filho, quando foi interceptado pelo acusado identificado como Israel de Macedo Silva, que estava acompanhado de uma mulher em uma motocicleta.
- Foto: Divulgação/DHPPIsrael de Macedo Silva
“O Augusto estava se deslocando para casa, quando Israel sacou da arma, com a moto em movimento e o carro em movimento, e descarregou na lateral do motorista, exatamente onde Augusto Matheus se encontrava, no entanto, os projéteis acertaram o Edilson, que estava no banco do passageiro”, explicou o delegado.
Logos após os disparos, Augusto Matheus se evadiu ileso para o bairro Planalto Uruguai, onde acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para socorrer o mecânico. “Augusto se refugiou em uma lanchonete, pediu socorro, ligou para o Samu, e o Edilson ainda chegou ser socorrido com vida, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu no HUT”, acrescentou o delegado Hildson Rodrigues.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
DHPP prende acusado de tentar matar filho de PRF em Teresina
Vídeo mostra garçom sendo assassinado em frente a Toca do Bode
Jovem é assassinado com cinco tiros na Avenida João XXIII
Ver todos os comentários | 0 |