A greve no comércio de Teresina, por tempo indeterminado, prevista para começar nesta sexta-feira (12), foi suspensa até à próxima quarta-feira, dia 17 de julho de 2019. Os motivos foram duas reuniões ocorridas na quarta-feira e nesta quinta-feira no Núcleo de Conciliação do Tribunal Regional do Trabalho, com os representantes do Sindlojas (setor patronal) e Sindicato dos Comerciários de Teresina (setor laboral).
As duas partes, com a intermediação do Núcleo de Conciliação do TRT, construíram duas propostas que serão analisadas em assembléia do setor patronal na próxima quarta-feira, dia 17 de julho. Os empresários do setor irão apresentar o resultado desta assembléia na mesma quarta-feira, às 15h, na sede do TRT.
- Foto: Marcelo Cardoso/GP1Comércio no Centro de Teresina
Caso as partes não entrem em acordo, a greve será deflagrada no comércio lojista na quinta-feira (18) por tempo indeterminado.
Supermercados – a Convenção Coletiva de Trabalho 2019-2020 dos supermercados de Teresina já foi fechada. Portanto, não haverá greve neste setor. O acordo firmado está dentro do que foi autorizado pela categoria, com as propostas do sindicato laboral.
Dentre as propostas, ficou mantida a Convenção Coletiva de Trabalho anterior, o pagamento de feriados e domingos trabalhados, bem como a folga do domingo, além do reajuste linear de 5% (salário, piso e ticket).
Ainda segundo a Convenção de Trabalho dos supermercados, o comércio de Teresina terá seis feriados durante o ano, número superior a diversas capitais do país, que mantiveram apenas 3 feriados em suas convenções.
Atacadista – O setor patronal atacadista realiza mesa de negociação com os representantes do Sindicato dos Comerciários nesta sexta-feira (12), às 16 horas, onde deverão discutir e buscar o fechamento da CCT do setor.
Varejista – As negociações estão bem avançadas e não haverá problemas para fechar a Convenção Coletiva de Trabalho 2019-2020 do setor.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Comerciários devem entrar em greve a partir desta sexta em Teresina
Comerciários podem entrar em greve na próxima sexta em Teresina
Ver todos os comentários | 0 |