Como acontecem todos os anos milhares de católicos picoenses participaram nesta quinta-feira, 20, da procissão de Corpus Christi. Antes, eles acompanharam a celebração eucarística na Igreja Catedral de Nossa Senhora dos Remédios, presidida pelo bispo dom Plínio José Luz da Silva, auxiliado pelos padres Francisco Pereira Borges (Chiquinho) e David Barros.
Após a celebração os fiéis saíram em procissão com destino a Igrejinha do Sagrado Coração de Jesus. Eles seguiram pela Praça Justino Luz, passando pela Praça Félix Pacheco e percorrendo a Avenida Getúlio Vargas. Durante o trajeto, os católicos fizeram duas paradas para reflexão. O cortejo com o Santíssimo Sacramento foi conduzido pelo bispo dom Plínio e os padres Chiquinho e David Barros.
Todo o trajeto por onde passou a procissão foi enfeitado com os tradicionais tapetes coloridos. Eles foram confeccionados durante a manhã por leigos da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, especialmente jovens.
Corpus Christi
Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.
A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.
Segundo a tradição, a procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.
Ver todos os comentários | 0 |