O prefeito Padre José Walmir de Lima (PT), abriu na noite desta quinta- feira, 21, a 8ª Conferência Municipal de Saúde de Picos. O evento acontece no auditório do Centro de Treinamento Diocesano (CTD) e segue até o próximo sábado, 23, com palestras, debates, mesas redondas e escolha dos delegados à conferência Estadual.
Além do prefeito Padre Walmir, a solenidade de abertura da conferência contou com a presença do secretário municipal de Saúde e coordenador do evento, bioquímico Waldemar Santos Júnior, o Dr. Júnior; vereadores, representantes de entidades, profissionais que atuam no SUS e usuários do sistema.
A conferência tem como tema: “Construindo um futuro melhor para a cidade de Picos”. O objetivo é debater a saúde da população e traçar metas para os próximos cinco anos, bem como eleger os delegados e os conselheiros que irão participar da 8ª Conferência Estadual de Saúde que acontecerá em Teresina.
O secretário municipal de Saúde, Dr. Júnior, disse que desde que assumiu o cargo o que busca é levar a secretaria para as comunidades e não o inverso. “E nada melhor do que uma conferência dessas para que, juntos, gestão e sociedade, possamos construir uma saúde de melhor qualidade” – ponderou.
Antes o secretário já havia realizado audiência pública para prestar contas das ações da pasta e, agora promove a conferência municipal para ouvir as demandas das comunidades, dos bairros objetivando saber o que eles precisam, que tipo de ideias têm para colaborar com a gestão a fazer um trabalho de boa qualidade. “Vamos consolidar todas as informações que foram colhidas durante as
pré-conferências e construir um projeto de cinco anos para frente. E mesmo eu saindo da secretaria deixo um legado para o substituto ter um norte para trabalhar” – ressaltou Dr. Júnior.
Voz para opinar
O prefeito de Picos Padre Walmir lembrou que na conferência existem representantes de vários segmentos sociais, que juntos com a gestão vão traçar metas para a saúde.
“É importante porque é um momento em que as pessoas têm voz para opinar, para sugerir. Nós que estamos na administração queremos sugestões, que nos façam críticas construtivas que possam melhor o nosso trabalho. A conferência é esse momento oportuno para as pessoas falarem, sugerirem e colaborarem com a saúde pública para os anos que seguirão” – afirmou Padre Walmir.
Programação
Após a abertura solene o assessor técnico da Secretaria Municipal de Saúde, médico Pascoal Gomes da Costa Neto, proferiu palestra com o tema: “Construindo um futuro melhor para a Saúde de Picos”.
As atividades seguem nesta sexta-feira 22, com leitura e aprovação do Regimento Interno da Conferência e palestra com o tema: “Diagnóstico da Saúde no Município de Picos”, a cargo da professora Maria da Conceição Portela Leal. O encerramento acontece às 16h30 do sábado, 23 de março, com a escolha dos delegados à conferência estadual.
Ver todos os comentários | 0 |